Dúvida do Breno Augusto, postada na comunidade GIMP
Brasil. Afinal, como deixar apenas um detalhe colorido numa foto preto e branco?
Simples, fácil e interessante!
Para fazer esse efeito usaremos as camadas e a ferramenta de seleção. Algo muito simples, e que se usado com criatividade dá um resultado muito bom.

Vamos usar um exemplo simples aqui, apenas pra você entender e já começar a brincar com as suas fotos.

1 –  Escolha uma foto que seja, de preferencia, com uma resolução  grande. Fica na sua preferencia.

Escolha o detalhe que quer manter colorido, no exemplo deixaremos apenas os olhos da garota coloridos,  e todo o resto em preto e branco. :p

2 – Após abrir a imagem no Gimp, escolha a ferramenta vetor. Talvez você não conheça todas as últilidades dela, mas vai percebero quão essencial ela é para que o trabalho fique com cara profissional.

3 – Com a ferramenta vetor, iremos contornar a parte que queremos deixar colorida, no caso, os olhos da garota. Quanto mais perfeito for o contorno, mais perfeito ficará a montagem.

4 – Apos contornamos ele com o vetor, iremos transformar isso em seleção. Ou seja, o vetor irá deixar selecionado tudo aquilo que estiver dentro dele. Pra fazer essa incrível mágica é só clicar em ‘Seleção do Vetor’.

5 – Agora que temos a parte que manteremos colorida, vamos copiar a seleção e colar ela para que ela fique numa camada acima da imagem original.  Você pode clicar com o botão direito em cima da seleção, ir em ‘editar’ clicar em “copiar” (ou usar o atalho CTRL + C), e depois colar clicando em qualquer parte vazia da imagem, ir em ‘editar’ e em ‘colar’ (ou ou o atalho CTRL + V). Traduzindo: aperte CTRL + C e CTRL + V para ter uma copia do que você selecionou com o vetor.

Depois, transforme o que você colou em camada. Se ficou confuso, veja a imagem:


6 – Depois dessa confusão toda, volte pra camada fundo. Depois clique no menu ‘Cores’, e depois em ‘Dessaturar…’, e na janela que abrir, clique em Ok.

Pronto!


Caso eu queira deixar os dois olhos azuis, basta voltar ao passo 3 e fazer a mesma coisa com o outro olho. Com isso ficará assim:


Até! 😀

Você também pode conferir a versão em vídeo desse tutorial clicando aqui.