27 junho 2009

Diferenças de compressão, qual o melhor formato na hora de salvar?

JPG, BMP, PNG, GIF, etc...

Os formatos de imagens estão em todos os lugares, em todos os sites e em todos os computadores.

Boa dúvida de muitos iniciantes é a de qual é o melhor formato de imagem existente? A GIMP Brasil foi atrás e descobriu qual é o melhor formato pra cada tipo imagem. Confira!


Os formatos de imagens tem como ponto forte, ou serem usadas na internet, ou manterem a imagem com uma qualidade boa. Nós vamos fazer essa lista em ordem de qualidade, da que oferece a pior qualidade até a que consegue não ter nenhuma perda.


GIF 

(Graphics Interchange Format) - A grande vantagem do Gif é a possibilidade de animações (sim, todos os emotions do seu msn são, na verdade, arquivos de imagem gif), além de não ter perda de informações. Ou seja, a qualidade será sempre idêntica a qual foi produzida. A grande desvantagem fica por um detalhe que acaba tornando esse formato o pior para imagens estáticas: ele só permite 256 cores, ou seja, não pense em usar um gradiente nele e ter resultados ótimos. Isso faz com que seja praticamente usado apenas para animações, principalmente na internet (apesar de estar perdendo lugar para o flash e afins).

JPG/JPEG 

(Joint Photographic Experts Group) - Extremamente usado na internet, ele permite que se salve em 16 milhões de cores (nada mais e nada menos, literalmente), além de possuir compressão, fazendo o tamanho final da imagem cair consideravelmente. As desvantagens ficam por conta de que por justamente ter compressão, a qualidade das imagens cai notavelmente. Esse formato não permite transparência o que não ajuda quanto a ser usado por profissionais na hora de fazer uma montagem. Ainda sim, é uma excelente opção para salvar uma imagem que vai ser usada na internet, e que não seja necessário ter uma qualidade máxima.

TIFF 

(Tag Image File Format) - Esse é o formato usado pelos profissionais em edição de imagens e fotografia. Ele permite camadas, transparência e todas as configurações que um editor de imagens poder editar. O GIMP e Photoshop possuem formato com o mesmo objetivo (.xcf e .psd, respectivamente), mas nenhum deles possuem um nível de softwares capazes de lerem como o TIFF.

PNG 

(Portable Network Graphics) - Está começando a se popularizar na internet agora, com o aumento da velocidade média da internet dos brasileiros. Possui capacidade de transparência apesar da compressão, a qualidade da imagem se mantem. Suas vantagens quase deixam de lado a grande desvantagem dele: um arquivo que pesaria cerca de 600 kb se comprimido com JPG, nele pesaria cerca de 1,5 mb. É muito útil caso seja necessário postar uma montagem ou uma fotografia, mas não é uma boa ideia caso você crie banners para sites.

Fica na sua escolha decidir se o que vale mais é animação, peso ou qualidade de imagem.
Espero que tenha sido útil. Até!

4 comentários :

  1. Boa! ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  2. É, foi bem válido, uma explicação simples, porém com detalhes importantes ;) Era o que eu precisava. Vlwww!

    ResponderExcluir
  3. Com dicas assim é que se vai ganhando conhecimento prático. Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Eu observava essas diferenças entre bmp, png e jpg. Nada sabia de gif e tiff. O empurrãozinho foi providencial. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...