02 dezembro 2011

10 passos simples para criar seu primeiro site de portfólio fotográfico

Já faz alguns anos que praticamente todo mundo tem uma câmera fotográfica em casa, geralmente as pessoas usam as suas maquinas para tirar fotos casuais da família, amigos, ou coisas do tipo. Entretanto, outros acabaram indo além de simples fotos amadoras e conheceram o incrível mundo da fotografia, e, mesmo não tendo uma câmera profissional, se aventuram tirando fotos artísticas, ou até mesmo de eventos.
Mas apenas isso não basta, muitos querem se profissionalizar, viver de fotografia. E criar seu próprio portfólio é um grande começo para isso, já que com ele as pessoas poderão conhecer o seu trabalho e contratar seus serviços.

Pensando nisso, eu adaptei esse excelente artigo do blog 1st web designer, para você saber o que deve levar em conta na criação do seu portfólio.


1- Pense no seu futuro cliente

Essa é uma regra simples mas que a muitos acabam esquecendo, mesmo que em menor grau. Pense em como ele verá a sua página, se preocupe em demonstrar o seu estilo fotográfico. Um fotografo de casamento, por exemplo, pode usar cores claras, com um design simples, direto e com ar tradicional, com fotos vivas e com pessoas felizes, que destaquem a importância do momento do cliente. Um fotografo com tendencias mais artísticas, entretanto, pode se focar em mostrar um design mais pessoal e ousado.

Ou seja, monte o design de seu portfólio focando no tipo de cliente que quer ter. Fotos aventureiras não vão atrair noivos, e vice-versa.













2- Pense no número de imagens

É muito comum vermos portfólios com poucas imagens disponíveis para o cliente ver, isso impossibilita dele conhecer direito o seu trabalho, fazendo-o correr atrás de outro fotógrafo.
Se preocupe em ter acessível no seu site o máximo de fotos possíveis, uma boa dica é separa-las em categoria, isso ajuda as pessoas a conhecerem o seu trabalho com mais interesse e intensidade.

Não se esqueça também de equilibrar a quantidade de fotos na sua página inicial, apenas algumas fotos grandes em um slideshow podem não mostrar toda a sua capacidade. O mesmo vale pro oposto: ter milhares de miniaturas de fotos pode irritar seu futuro cliente e atolar a internet dele.













3- Faça as imagens se destacarem

Escolher uma boa cor-de-fundo é muito importante para que suas imagens sejam devidamente apreciadas e entendidas pelo cliente.

Cores escuras são excelentes e permitem que todos os detalhes sejam vistos. As cores claras não são proibidas, mas tenha um cuidado especial na hora de escolher as fotos, algumas fotografias podem não se destacar da maneira que você espera num fundo assim, fazer testes antes de colocar a sua imagem no ar é sempre importante.




4- Deixe o cliente escolher o tamanho que ele quer ver

O título é estranho, mas eu explico: nem todos os usuários estão interessados em ver as suas imagens em máxima resolução logo de cara. Coloque as suas imagens em tamanho razoável, e deixe um link pro caso do usuário querer ver em tamanho máximo. Imagens grandes demoram para carregar, e podem atrapalhar seriamente a experiencia das pessoas no seu portfólio, enquanto imagens muito pequenas não permitem que as pessoas vejam o seu trabalho com o merecido destaque.

Uma dica é pedir para amigos analisarem se o tempo de carregamento das imagens está lento, se é possível analisar o seu trabalho direito, entre outras coisas.











5- Seja flexível

Os sites não são mais acessados apenas por computadores e suas telas grandes, mas sim por celulares e tablets, por isso, leve em conta como seu site vai aparecer nesses equipamentos.

Celulares/smartphones tem telas pequenas, e muitos não podem gastar créditos tendo que carregar uma imagem grande. Uma ótima alternativa é criar uma versão mobile do seu portfólio, com imagens pequenas e leves, afinal, zerar os créditos do seu futuro cliente não é muito agradável.











6- Mostre o seu melhor

O mundo muda rápido hoje em dia, as pessoas não tem tempo pra ficarem vendo fotos boas intercalando com fotos mais ou menos. Se preocupe em colocar as melhores fotos em mais evidencia, deixe as fotos menos impactantes para a segunda página. Fotos razoáveis ao invés de ótimas na primeira página podem dar uma primeira impressão errada pro seu futuro cliente.

Uma dica é fazer uma votação com amigos para saber quais se destacam mais. O que é ótimo pra você pode não ser pras outras pessoas.











7- Descreva as suas fotos

Quando os futuros clientes olharem as suas fotos, eles vão querer saber o que é que eles estão vendo. Eles também podem querer contratar um dos modelos, o que é ótimo. Escrever notas curtas sobre cada uma das imagens deixa o cliente por dentro do que ele esta olhando. Na verdade, dar uma curta descrição é tão ou mais importante do que dar um título para as fotos. Nomear as ferramentas que você usou para fotografar e os programas (gimp!) e efeitos de pós-produção podem ser uma ótima ideia também.












8- Deixe suas informações de contato bem visíveis

Não se esqueça que seu portfólio serve para mostrar seu trabalho para clientes em potencial, e portanto é muito importante deixar claro como as pessoas podem entrar em contato com você e sua disponibilidade para futuros trabalhos.
Deixe um link vísivel para contato no menu do blog ou em quaisquer área que possa ser chamativa, mas sem incomodar o usuário.
Tenha cuidado também em não colocar informações que possam te prejudicar, já que nem todos que usam a internet tem uma boa índole, um e-mail, cidade de trabalho, e um telefone especifico para trabalho podem ser suficientes.


9- Peça a opinião das pessoas antes de lançar seu site

Antes de finalmente lançar seu portfólio, pergunte para seus amigos e profissionais se seu site está agradável e com todos os detalhes importantes.
Se você tiver um amigo fotografo experiente, pergunte se falta algo no seu site, com certeza ele terá algo para te ensinar.

10- Atualize sempre seu portfólio

Não deixe sempre as mesmas fotos lá na sua página inicial, sempre que possível, coloque novas fotos para que seu portfólio seja sempre dinâmico e atual. Sempre que possível acrescente novidades nele, isso vai melhorar o relacionamento do seu site com o usuário, que sempre estarão dispostos a conhecer as novidades do seu trabalho.

Criar um portfólio é um grande passo para qualquer pessoa que procure ganhar a vida com a fotografia, espero que essas dicas tenham sido úteis e sirvam para que você alcance o sucesso. Boa sorte!






3 comentários :

  1. Minha dica é para cadastrar os seus trabalhos no Zoomyard.

    O Zoomyard é uma plataforma que conecta Fotógrafos e Clientes.

    http://zoomyard.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom artigo, mas descordo de "Fotos aventureiras não vão atrair noivos, e vice-versa", através das fotos de skate pediram para eu fazer casamento.

    ResponderExcluir
  3. WWW.Portifolioflashlight.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...