Dicas de plug-ins úteis para fotografia

A possibilidade de adicionar ferramentas e funções ao GIMP permite que você tenha um poderoso instrumento para facilitar o seu trabalho no dia-a-dia. Por isso, nos baseamos no post de Patrick David em seu blog, e trazemos aqui uma lista de plug-ins e scripts que vão te dar uma ajuda.

G’MIC

Esse plug-in poderoso adiciona centenas de filtros e efeitos ao GIMP, atualmente são mais de 500, e pode ser baixado nesse endereço. O instalador do programa se encarrega de copiar os arquivos do plug-ins para a pasta do GIMP automaticamente, sem dor de cabeça.

A esquerda vemos uma tela de pré-visualização, abaixo delas temos as configurações de entrada e saída. No meio temos a lista de filtros divididos por categoria, e na direita temos as opções do filtro selecionado.

Aqui temos alguns dos filtros mais importantes para fotógrafos que compõem o G’MIC:

Suavização e redução de ruído

Como acessar: Filtros > G’MIC > Repair > Smooth

Existem diversos filtros de suavização, e todos com grande capacidade de configuração, o que pode parecer muito para usuários que estão começando agora, mas os diferentes tipos de filtros desse tipo e a grande profundidade de personalização te dão maior poder em relação a filtros comuns.

Preto e branco

Como acessar: Filtros > G’MIC > Black & White > Black & White

A grande diferença do filtro de transformação de fotos em preto e branco do G’MIC para os filtros de transformação padrão do GIMP é seu grande poder de customização com menor tempo de trabalho. Entre as opções da ferramenta é possível controlar o nível de cores RGB, contraste local ou total, adição de ruído localizado, entre outras opções, em uma única ação.

Freaky details

Como acessar: Filtros > G’MIC > Details > Freaky Details

Esse é um efeito que depende muito das características de iluminação da imagem original, e portanto não pode ser aplicada a qualquer imagem, mas não deixa de ser um efeito muito interessante usado em muitos trabalhos.

Mas é importante que você navegue dentre as centenas de filtros para conhecer toda a capacidade desse plug-in que, sem dúvida, vai tornar o seu trabalho em edição muito mais fácil e eficiente.

Máscaras de luminosidade

Há alguns anos atrás o fotografo Tony Kuyper descreve um método para Photoshop que usa máscaras e camadas criadas a partir da luminosidade da imagem. Basicamente se trata de quebrar a imagem em múltiplas camadas na qual estão com máscaras com valores de luminosidade iguais a uma certa quantia de tonalidade em uma imagem .

Isso te permite fazer modificações na imagem apenas em uma certa área delimitada por essa luminosidade com mínimo impacto a outras áreas.

Pensando nisso, Mike Rosulek escreveu um script que automatiza esse processo de criação de máscaras. Você pode fazer o download através desse link da página do script. Salve o arquivo no formato .py com o bloco de notas ou qualquer outro programa, e copie o arquivo para a pasta “plug-ins” no diretório do seu GIMP. Para ver mais sobre como instalar plug-ins, veja aqui.

Após instalado, basta iniciar o GIMP e acessar o script através de Filtros > Genéricos > Luminosity Masks.

Resynthesizer

Muito antes do comando “Content–Aware Fill” ser adicionado ao Photoshop, os usuários do GIMP já tinha acesso ao Resynthesizer. O Resynthesizer, junto com o script Heal Selection, permite retirar objetos indesejados da imagem com muita facilidade.

Antes de tudo instale o script Heal Selection na sua pasta de script, e depois instale o plug-in Resynthesizer na sua pasta de plug-ins.

Após tudo instalado, o script de Heal Selection estará disponível em Filtros > Realçar > Heal Selection e o plug-in Resynthesizer estará em Filtros > Mapeamento > Resynthesizer.

Agora basta carregar a imagem com o objeto indesejado no GIMP, fazer uma seleção com a ferramenta de seleção que desejar, ir em Filtros > Realçar > Heal Selection

Na janela que abrir temos algumas opções de configurações, sendo a primeira a mais importante, pois define o quão longe em volta da imagem ele irá procurar dados para remover o objeto indesejado. Não use valores muito pequenos pois pode gerar resultados indesejados.

Liquid Rescale

Esse plug-in trabalha através de um algoritmo que redimensiona imagens sem que fique a sensação de que a imagem está fora de escala. Veja o vídeo abaixo que mostra a aplicação do plug-in:

Você pode fazer o download desse plug-in clicando aqui. O processo de instalação é automatizado, como no G’MIC, e você pode encontrar o plug-in depois de instalado no menu Camadas.

Esses são apenas alguns das infinidades de adições que podem ser feitas ao GIMP para torna-lo mais poderoso ainda. Você também pode conferir a nossa seção de plug-ins para aprender a instalar e para acessar sites que disponibilizam o download desses adicionais.

Um comentário em “Dicas de plug-ins úteis para fotografia”

    Olá pessoal alguns links estão quebrados.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *