09 outubro 2014

Cinemagraph - Fotos com um efeito impressionante!

Cinemagraph - Rosie Tupper por Katie Ermilio
Rosie Tupper por Katie Ermilio
Cinemagraph é o nome dado para fotos que contém pequenas partes animadas.
Como podemos ver, a imagem acima é um GIF, ou seja, uma sequência de imagens que dão uma impressão de movimento, porém não é um GIF "normal" ao qual estamos acostumados. Quando ouvimos falar em GIF já associamos logo a imagens como essa:

GIF do filme - Batman

Mas o Cinemagraph não é um GIF comum onde tudo tem movimento como em um filme, também não é uma foto que é inteiramente estática. Para entendermos melhor esse novo conceito, nada melhor que ouvir a definição dos próprios criadores desse novo "estilo" de fotos.

Nas palavras de Jamie Beck e Kevin Burg: "Cinemagraph é uma imagem que contém dentro de si um momento de vida que permite um vislumbre de tempo para ser vivida e preservada indefinidamente."

Kevin Burg (Artista Gráfico) e Jamie Beck (Fotógrafa).


Origem da palavra Cinemagraph:

Cinemagraph vem da junção das palavras inglesas "cinematic" e "photography". Kevin e Jamie criaram esse termo por se tratar de imagens GIFs com qualidade cinematográfica, mas que preserva os princípios tradicionais da fotografia. Inicialmente o artista gráfico Kevin Burg começou a trabalhar nesse novo estilo de GIF em 2009, porém só após uma parceria com a fotógrafa Jamie Beck para cobrir o NYFW (Nova York Fashion Week) que surgiu esse novo conceito de fotos.

Coco Rocha - Modelo Canadense

Apesar de não ser possível capturar o "vento" em uma fotografia, com o cinemagraph podemos dar essa sensação de movimento do vento, como podemos observar na imagem acima. Também podemos dar mais vida a foto colocando um efeito de iluminação.

Coco Rocha - Modelo Canadense

As possibilidades para se criar um cinemagraph são muitas, sabendo separar apenas uma parte da foto que tenha movimento, mantendo todo o resto estático, você conseguirá efeitos incríveis, confira mais algumas imagens:

Can't you smell the?


Fonte da imagem: www.superwhite.cc/demon/cinemagraph


Coco Rocha - Modelo Canadense


Out my Chelsea Hotel window


That's the show
That's the show

Agora que conhecemos esse efeito e vimos alguns exemplos, que tal tentarmos reproduzi-los?


Para fazer isso podemos utilizar algumas formas, umas delas seria a tradicional na qual foram feitas essas imagens, usando uma câmera fotográfica, tripé e um editor de imagens. Após fazer seu vídeo e transforma-lo em GIF com a ajuda de programas ou mesmo em alguns sites, você vai precisar edita-lo no GIMP ou outro editor de imagens.

Temos um tutorial aqui no site que ensina o passo-a-passo, para conferir o tutorial de como fazer esse efeito no GIMP, acesse: Efeito Cinemagraph no GIMP.

Outra maneira de se fazer, é utilizando seu Smartphone, existem alguns aplicativos que reproduzem esse efeito, basta fazer uma pesquisa e baixar o aplicativo.


Fonte das imagens: cinemagraphs.com 




1 comentários :

  1. Alguem indica algum app de smartphone?! Obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...