Liquid Rescale – Plugin de redimensionamento do GIMP

Nesse tutorial aprenderemos como utilizar o Liquid rescale para redimensionar fotos e remover objetos da imagem, confira esse ótimo plugin do GIMP.


O Liquid rescale está disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OSX, para baixa-lo acessem o link da página de download logo abaixo. Caso seja um usuário Windows e utilize o GIMP 2.8, temos esse link direto do download.

Página de Download (Windows, Linux e Mac OSX)

Alargamento Simples

No exemplo a seguir veremos um simples alargamento de imagem e como criar uma máscara de preservação com o plugin Liquid rescale.

Utilizaremos essa imagem:

Primeiro devemos acessar o menu / camada / Liquid rescale…

Na janela que abrir, se preferir, modifique a unidade de medida de “pixels” para “porcentagem”, no exemplo coloquei 140,00 na largura, assim esticaremos a imagem. Em seguida pressione Ok.

Abaixo temos a imagem alterada, podemos notar que o balão central ficou um pouco esticado em comparação a imagem original. Apesar de o plugin ser de redimensionamento, ele foi feito para não alterar a forma dos objetos principais da imagem, como no nosso caso os balões.

Vamos desfazer a modificação apertando CTRL + Z ou acessando o menu editar / desfazer.

Agora novamente na imagem original, vamos acessar o plugin no menu / camada / Liquid rescale…

Na janela que abrir vamos escolher a opção “new”, para adicionarmos uma máscara de preservação. Com isso poderemos mostrar qual objeto na imagem nós não queremos que seja modificado.

Ao clicar em “new” aparecerá essa janela abaixo, não feche-a, apenas mova-a para um outro local caso apareça no meio da imagem e em seguida clique na janela do GIMP, escolha a ferramenta “pincel” e pinte o objeto que quer preservar.

Obs.: o plugin cria uma nova camada transparente onde devemos pintar o objeto que queremos preservar e também muda a “cor de frente” para verde. A mascará só vai funcionar se pintarmos nessa camada criada e utilizando a cor verde, portanto não mude-a.

Após pintar o objeto, no caso o balão central, clique em OK na janela da imagem abaixo.

Aparecerá novamente a janela do plugin onde devemos informar o quanto queremos alargar a imagem, apenas confira os valores e de OK. Após o plugin alargar a imagem, devemos desmarcar a opção de visualização da camada da máscara, onde pintamos o balão de verde.

O resultado é esse:

Comparem com a imagem abaixo, na qual o balão tinha sido deformado. Lembrando que as duas imagens foram “alargadas” do mesmo jeito, em 140%, porém na imagem abaixo não utilizamos a máscara de preservação no balão central.

Inspecionando o que foi feito pelo plugin Liquid rescale

Para podermos verificar como o plugin trabalha, na janela de configuração devemos fazer algumas modificações, além das configurações mostradas anteriormente. Acessem a aba “output”, na primeira opção em “output target” escolha “new layer” em seguida marque a opção “output the seams” e por fim na opção “width” escolha o quanto quer aumentar na largura da imagem.

O resultado será esse:

As linhas amarelas representam onde o plugin modificou e as partes sem as linhas, o que não foi modificado. Para entendermos melhor, devemos desmarcar a visualização da camada da imagem modificada, conforme imagem abaixo, para podermos ver como foram feitas as modificações na camada original.

Na imagem abaixo podemos ver que as linhas amarelas não passam por cima dos balões menores, porém no balão maior, algumas linhas passam por cima dele, isso significa que parte dele foi esticada, por isso que utilizamos a mascará de preservação e pintamos o balão central, para que ele não seja modificado.

Ao utilizarmos a máscara de preservação, as linhas não passarão pelo balão conforme podemos ver na imagem abaixo.

Remoção rápida de um elemento

O exemplo a seguir mostra como remover um elemento da imagem.

O método ensinado pelos desenvolvedores do plugin, consiste em remover um objeto após “alargar” a imagem, selecionamos o objeto que deverá ser removido e sem seguida o plugin redimensionará a imagem ao seu tamanho original removendo o objeto.

Nesse exemplo vou utilizar a mesma imagem dos balões acima e já redimensionada a sua largura, de 1600 px para 2000 px, utilizando uma máscara para preservar o balão central.

Com a imagem já “alargada”, vamos no menu / Camada / Liquid Rescale

Na janela que abrir, vamos marcar a caixa “Discard features”, clicar em “new”, nesse passo será o mesmo que o de selecionar o objeto para preservar, mas nesse caso será para descartar, no caso pintei um balão menor.

Voltando a janela de configurações, onde está “Auto size”, ao clicar em “Width” o plugin calcula quanto terá que diminuir na largura imagem para poder excluir o objeto, no caso de 2000px foi diminuído para 1835px, mas como eu quero voltar ao tamanho original, eu posso digitar direto 1600px.

Diminuir mais a imagem é até bom pois quanto mais diminui, melhor o resultado da exclusão do objeto. Caso ainda assim o resultado não seja satisfatório e sobre “restos” do balão, podemos aumentar o valor do “Strength”, isso eliminará os defeitos. Mas tem que ir testando, deixe o “strength” em 1000 e aplique o plugin, se der errado desfaça apertando CTRL + Z e utilize novamente o plugin. No meu teste com o “strength” em 1000 ainda sobrou partes do balão, ao mudar o valor para 1500 não sobrou nada, confiram a comparação na imagem abaixo.

Podemos ver que há uma pequena diferença na posição dos balões, mas o resultado (com essa imagem) foi satisfatório.

Fonte: liquidrescale.wikidot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *