Explosão de Pixels, é o nome dado para o efeito da imagem abaixo, no qual parece que o objeto está se desfazendo pixel por pixel e suas partes sendo arremessadas para longe como numa explosão.

Para esse tutorial utilizei as seguintes imagens:

Balão
Céu

E um pincel personalizado que pode ser baixado clicando aqui

1 –  Primeiro iremos abrir a imagem do céu e em seguida a imagem do balão, deixando a camada do balão por cima da camada do céu.

2 – Com a camada do balão selecionada, duplique-a acessando o menu > camada > duplicar camada

3 – Na segunda camada do balão, clique nela e redimensione utilizando a ferramenta de redimensionar, deixando conforme imagem abaixo:

4 – Agora iremos utilizar máscaras nas camadas, na segunda camada do balão, clique com o direito na camada e escolha a opção “Adicionar máscara à camada” e escolha a opção “Preta (Transparência Total)”:

5 – Faça o mesmo com a primeira camada do balão, mas escolha a máscara “Branca (Opacidade Total)”:

6 – Aproveitando que estamos na primeira camada do balão, escolha um pincel com o formato a seu gosto, para criarmos os “pixels” que estarão faltando no balão, no caso eu criei meu próprio pincel animado seguindo o tutorial desse link “Pincel Animado“. Clique em toda a borda do balão conforme imagem abaixo:

Obs.: Certifique-se de estar com a cor preta selecionada, para trabalharmos na máscara branca.

7 – O mesmo processo será feito na segunda camada, na máscara preta, utilizando o mesmo pincel, mas na cor branca, clique na parte azul do céu onde temos a parte do balão que redimensionamos:

8 – Agora iremos clicar com o direito em cima da camada do balão e escolher a opção “aplicar máscara à camada”, faça isso nas duas camadas do balão.

O resultado da “explosão de pixels”:

Se quiser pode aplicar alguns filtros, como o de “vento” (filtros>distorções>vento) e de “sombra” (filtros>sombra e luz>sombra projetada), que foi o que fiz na imagem acima.