Sabre de Luz no GIMP

Nesse tutorial iremos ver como fazer um sabre de luz do filme Star Wars utilizando o GIMP.

1- Primeiro vamos criar uma camada transparente no menu > camada > nova camada, na janela que abrir escolha a opção transparência. Essa camada é onde faremos o sabre de luz, vamos escolher o pincel (2. Hardness 100) em tamanho 10 px conforme imagem abaixo.

2- Clique com o pincel numa ponta do sabre e segurando Shift mova a seta do mouse até a outra ponta do sabre e clique com o mouse, assim criamos uma linha reta na cor branca.

3- No menu > filtros > desfocar > desfocagem gaussiana, desfoque o sabre branco em 4px.

4- Duplique a camada do sabre acessando o menu > camada > duplicar camada. Na aba de camadas do GIMP, clique no “Olhinho” da primeira camada para tirar a visualização dessa camada e clique na camada de baixo para trabalharmos nela.

5- Agora vamos criar o brilho do sabre de luz. Com o pincel na cor azul e com tamanho dobrado em relação ao feito no sabre, agora em 20 px, pinte toda a extensão do sabre do mesmo jeito utilizando a tecla Shift para criar uma linha reta.

6- No menu > filtros > desfocar > desfocagem gaussiana, desfoque a camada brilho do sabre de luz em 40px. Ativando a visualização da camada do sabre, vamos ter o resultado abaixo.

7- Para os menos exigente já temos o sabre praticamente pronto, mas quem quiser pode melhorar o aspecto duplicando a camada do brilho do sabre de luz, isso intensificará o brilho. Outra dica seria utilizar a borracha e o Shift criando uma linha reta paralela ao sabre mas afinando na ponta do mesmo. Caso queira mudar a cor do brilho do sabre, clicando na camada brilho, em seguida no menu > cores > colorizar, basta alterar a matiz, saturação e luminosidade para conseguir outras cores.

Com isso finalizamos o tutorial com o resultado abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *