Tutorial bem simples de como fazer um texto com reflexo, no melhor estilo web 2.0. Ótimo pra iniciantes entenderem a utilidade do gradiente e das capacidades das ferramentas de seleção.

Começando, crie o texto que você quer escrever. No exemplo estamos usando “Gimp Brasil” em vermelho.

Apenas duas camadas em uso
Após criar o texto, crie uma nova camada transparente, e deixe ela em cima da camada das letras.
  

Coloque no botão em destaque para criar uma nova camada. Ela deve ficar em cima das letras.

Agora volte a camada das letras, e pegue a ferramenta de seleção por cores e deixe ela no modo normal

Primeiro selecione a camada de texto para depois usar a ferramenta de seleção por cores

Imediatamente em seguida, com a ferramente, clique em cima da letra. Todas as letras da mesma cor devem ficar selecionados, como na imagem a seguir:

Todas as letras devem ficar selecionadas

Agora começa a parte que mais interessa: vamos selecionar a forma que esse brilho deve ter. No caso, iremos fazer um brilho circular (como você pode ver lá na primeira imagem). Com isso, vamos selecionar a ferramenta de seleção elíptica (circular), e usa-la em modo “Fazer interseção com a seleção atual” (ou atalho Shift + Ctrl). Veja a imagem pra entender melhor:

Primeiro escolha a ferramenta de seleção, e depois selecione o ‘modo’ em destaque

E, com a ferramenta, vamos selecionar apenas a parte que queremos que tenha brilho. Veja:

Se tiver feito tudo certo, vai percerber que apenas a parte da letra onde o circulo passou continua elecionada. Agora é só usar a ferramenta gradiente para fazer o brilho.

Atenção, deixe como cor primaria (a cor de cima das duas cores que aparecem na caixa de ferramenta) a cor branca. Nas opções da ferramenta gradiente, selecione o degradê “Frente para transparente”.

 

Selecione primeiro a ferramente, e nas opções deixe como é mostrado aqui

E, com a ferramenta gradiente, volte a camada transparente criada lá no ínicio e faça o brilho final, partindo de cima para baixo como mostra a imagem. Após fazer, terminado. Veja se o resultado ficou como a imagem abaixo. Se não, veja se não errou em algum dos passos/configuração. Qualquer dúvida, elogio ou crítica, deixe nos comentários.

Na camada transparente criada anteriormente, faça o gradiente de cima para baixo

Resultado final: