Primeiros passos

Interface do GIMP 2.10.

O GIMP (sigla em inglês para Programa de Manipulação de Imagens do GNU) é um software de edição de imagens em diversas plataformas (GNU/Linux, Microsoft Windows, Mac OS X, entre outras). É desenvolvido colaborativamente pela Equipe de Desenvolvimento do GIMP no formato de Software Livre. Isso significa que você é livre para fazer alterações no código do programa para aperfeiçoa-lo como quiser, além de poder baixar e instalar o programa em quantos computadores desejar, e  sem custo algum! 

O programa nasceu como um projeto acadêmico de Spencer Kimball e Peter Mattis em 1995, e hoje é considerado como um dos projetos de código aberto mais bem sucedido de todos. O GIMP apresenta ferramentas poderosas para designers gráficos, fotógrafos, desenhistas, e demais profissões que demandam manipulação de imagens em alto nível.

Além das ferramentas presentes nativamente, também é possível ampliar o leque de ferramentas e possibilidades com a fácil inserção de plug-ins e scripts desenvolvidos pela comunidade. Estes plug-ins e filtros são capazes de realizar complicadas tarefas em poucos cliques, criando soluções fáceis no desenvolvimento do seu trabalho.

Agora que já conhece um pouco mais do GIMP, abaixo listamos alguns links que podem ser interessantes no seu aprendizado do programa.





 

3 comentários em “Primeiros passos”

    claudio disse:

    Sou iniciante e preciso de um software para edição de imagens com texto como flyers ou folders, ele é indicado para isso?

    JULIANA CARVALHO PEREIRA disse:

    não consigo instalar no meu linux. O arquivo abre como se fosse um bloco de notas e um codigo de desenvolvedor

    Ubirajara de Sant Anna disse:

    Como um usúário do Windows, recente, e sendo estimulado a mudar para o Linux, gostaria de deixar os meus agradecimentos pela forma que visitando está página, fiquei grandemente interessado em praticar o GIMP, infelizmente os meus conhecimentos de informática são muitos pequenos, mais gosto de trabalhar com fotografia e fiquei vivamente interesado em aprender mais e mais com vocês.
    Por isso vim agradecer o estimulo a continuar a usar o GIMP, que alias tentei usar sem conhecimento algum e infelizmente não saiu como queria, espero agora aprendendo com vocês conseguir fazer o que tentei.

    Mais uma vez obrigado, por está felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *