Interface do GIMP 2.10.

O GIMP (sigla em inglês para Programa de Manipulação de Imagens do GNU) é um software de edição de imagens em diversas plataformas (GNU/Linux, Microsoft Windows, Mac OS X, entre outras). É desenvolvido colaborativamente pela Equipe de Desenvolvimento do GIMP no formato de Software Livre. Isso significa que você é livre para fazer alterações no código do programa para aperfeiçoa-lo como quiser, além de poder baixar e instalar o programa em quantos computadores desejar, e  sem custo algum! 

O programa nasceu como um projeto acadêmico de Spencer Kimball e Peter Mattis em 1995, e hoje é considerado como um dos projetos de código aberto mais bem sucedido de todos. O GIMP apresenta ferramentas poderosas para designers gráficos, fotógrafos, desenhistas, e demais profissões que demandam manipulação de imagens em alto nível.

Além das ferramentas presentes nativamente, também é possível ampliar o leque de ferramentas e possibilidades com a fácil inserção de plug-ins e scripts desenvolvidos pela comunidade. Estes plug-ins e filtros são capazes de realizar complicadas tarefas em poucos cliques, criando soluções fáceis no desenvolvimento do seu trabalho.

Agora que já conhece um pouco mais do GIMP, abaixo listamos alguns links que podem ser interessantes no seu aprendizado do programa.

  • Conhecendo o GIMP e sua interface – Entenda um pouco mais sobre o GIMP e sua interface.
  • Conhecendo as ferramentas do GIMP – Conheça um pouco das principais ferramentas nativamente presentes no programa, assim como suas configurações e seu modo de uso.
  • Download do GIMP – Você sempre poderá baixar a versão atualizada do programa na nossa página de download. É possível escolher entre a versão tradicional de computador, ou ainda a versão portátil (GIMP Potable) que pode ser instalada em e iniciada a partir de um pen-drive, HD externo, ou dispositivo portátil semelhante.
  • Video-aula para iniciantes – Essas aulas desenvolvidas por Antônio “LedStyle” Cláudio são uma excelente forma de aprender os principais comando do GIMP. Aproveite pra treinar o conteúdo ensinado junto com o instrutor. Dessa forma, será capaz de trabalhar no programa sem grandes dificuldades.
  • Tutoriais – Veja como fazer os mais variados efeitos, e incremente seu conhecimento na manipulação de imagens.
  • Fórum GIMP Brasil – Quer saber mais? Visite nosso fórum: é o ambiente ideal para tirar as suas dúvidas, ficar por dentro do desenvolvimento do programa, e conhecer outros usuários do GIMP.