Dicas para escolher uma mesa digitalizadora (tablet)

Você já deve ter ouvido falar das mesas digitalizadoras, aparelhos muito importantes para designers profissionais pois são capazes de permitir que você desenhe no GIMP com a mesma facilidade e agilidade de uma folha de papel.

 

 

Para ser mais especifico, mesas digitalizadoras gráficas são uma espécie de sub-categoria de tablets (estes muitos conhecidos graças aos iPads da vida), com a diferença de serem composto quase que obrigatoriamente de uma espécie de caneta que é usada junto com a mesa digitalizadora em si. Quando você pressiona a caneta na sua tablet, o aparelho identifica a pressão que você está fazendo e aonde está fazendo e envia essas informações pro GIMP, permitindo que você faça traços mais naturais e suaves.


Se você ainda não entendeu o que é uma mesa digitalizadora, dê uma olhada nesse exemplo:

 

Hoje em dia é possivel encontrar trablets de diferentes qualidades e preços, que vão desde 80 reais a até mais de 1,000,00 reais. Mas não se assuste com a diferença de preços, muitas vezes uma tablet barata é o suficiente para a maioria. Mas a enorme diferença de características entre as tablets causa confusão para quem ta começando agora no mundo de design, por isso veja a baixo os principais fatores a se levar em conta na hora de escolher a sua tablet.

Tamanho

Tenha em mente o que você irá fazer na sua tablet, se está acostumado a desenhar em grandes superfícies, e a fazer grandes e complexos desenhos, pode ser que uma tablet maior seja mais adequada para você. Entretanto, se você é apenas um entusiasta, prefira uma menor e mais barata, como uma de 15×20 centimetros. Lembre-se: quanto maior a sua tablet, mais cara ela custará, e ter uma tablet grande e pouco funcional é desperdício de dinheiro.

 

Outro detalhe a se notar é o formato da sua tablet. Até alguns anos atrás era comum encontrar as tablets quadradas, seguindo a perspectiva 4:3 dos monitores “quadrados”, comuns na época, mas com o surgimento das telas widescreen (proporção de 16:9, ou 16:10) as fabricantes rapidamente passaram a criar tablets com o espaço sensível “retangular”, seguindo essa nova proporção de monitores. Leve em conta que escolher uma tablet com a mesma proporção do seu monitor não é garantia de que você terá um desempenho melhor, gastar mais dinheiro exclusivamente pela proporção pode ser exagero e desperdício.

Para amadores ou semi-profissionais, as tablets de aproximadamente 15x10cm de área ativa são de ótimo tamanho, e tem um preço muito bom.

Sensibilidade de pressão e resolução da tela

Numa tablet, quanto mais forte você apertar a caneta sobre a prancheta, mais forte e grosso o traço aparecerá na tela. Certas tablets sentem a pressão que você está fazendo com a caneta com melhor precisão, permitindo que você faça um desenho mais natural e realista. Por isso é fundamental encontrar o equilíbrio entre o quão precisa a sua tablet deve ser e o quanto você está disposto a pagar por isso.

 

Geralmente você vai encontrar modelos com níveis de pressão de 256, 512, 1024, e até 2048 ou mais, sendo que quanto maior o nível de pressão, melhor. De novo, se o seu uso é amador ou semi-profissional, uma de no máximo 1024 níveis de pressão pode ser o ideal para você. Mesas profissionais costumam vir com 2048 níveis de pressão ou mais.

 

Apesar de bons índices de pressão geralmente significarem também boa resolução, não custa nada também ficar de olho na resolução da sua futura tablet. Aparelhos profissionais costumam vir com aproximadamente 5080 lpi (linhas por polegada), enquanto modelos amadores podem vir com cerca de 2540 lpi.

Quantidade de pontas extras

Como numa caneta real, as pontas da tablets não vão durar para sempre e precisam ser trocadas. Dependendo da tecnologia e da marca da sua tablet, uma ponta de caneta pode durar de 5 meses a até 1 ano (considerando um uso diário).
As tablets da marca Wacon, por exemplo, costumam vir com várias pontas substitutas, o que faz delas um ótimo investimento, já que você não precisará ter gastos adicionais com a sua tablet por um bom tempo. Portanto, quanto mais pontas substitutas vierem incluídas, melhor.

Quanto às marcas: existem diversas, mas a grande queridinha dos designers é a Wacon, empresa japonesa que se destacou pela sua tecnologia (principalmente pela tecnologia de pontas de caneta magnéticas, que fazem as suas canetas não precisarem de fios) e a alta qualidade de seus produtos.

Você vai encontrar produtos da Wacon no Brasil de pelo menos 250 reais na linha amadora (bamboo), a até mais de 1.500 reais nas linhas profissionais. Veja sempre se a loja na qual você vai encontrar é confiável, você pode ver a lista de lojas reconhecidas pela Wacon aqui.

 

Não se esqueça que a maioria das tablets se conectam ao computador através de cabo USB. Se você tem um modelo de computador mais antigo que não suporte USB, procure por alternativas a esse problemas, como adptadores de porta PS2/USB, ou até mesmo modelos de mesas que não usem USB.

 

Espero que essas dícas tenham sido uteis.

…….
-->
 

88 comentários em “Dicas para escolher uma mesa digitalizadora (tablet)”

    João Scherer disse:

    estou satisfeito com a minha mesa digitalizadora XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ).

    jorge dorlando disse:

    Olá, eu estou olhando para comprar uma mesa digitalizadora para usar com gimp etc
    eu agradei dessa mesa digitalizadora XP-Pen Star G640 : https://www.xp-pen.pt/product/707.html

    é impossivel trabalhar imagens nas resoluçoes 2560 x 1440 nelas?
    por favor de sua sugestão

    Marcos disse:

    Revisem o texto. O português está péssimo. Muitos erros, principalmente de concordância.

    Anônimo disse:

    Qual a mesa ideal para escrita? Estou pensando em vídeo aulas.
    Obrigado.

    Anônimo disse:

    Olá sou diagramadora e queria comprar uma Wacom mas estou com muitas dúvidas de qual seria melhor para mim, uso ID e PS. Podem me indicar?

    Olá pessoal , estava pensando em comprar uma mesa digitalizadora wacom para uso amador mas , com baixo custo , achei esta na kabum ( Que acho um site confiável ) e estava pensando se valeria apena , pode dar sua opinião ? OBS : eu irei Gravar vídeos para o youtube e farei cartoons ( estilo mangá ) para as pessoas Link da mesa :

    http://www.kabum.com.br/produto/46463/wacom-touch-pad-bamboo-pad-black-usb-cth-301k-

    Anônimo disse:

    Olá,pessoal,gostaria de tirar uma dúvida,comprei a pouco tempo Bamboo (CTL 470L) e veio com 3 pontas adicionais.Queria saber se vende separado,onde posso encontrar?
    Abraços a todos,fiquem com Deus!

    Paulo Justos disse:

    Estou vendendo uma tablet da Asus que vem com a possibilidade de se usar como mesa digitalizadora da Wacom. Quem se interessar o link esta aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617850116-tablet-asus-note-no-pc-estudantedesenhista-novas-fotos-_JM

    essa mesa funciona para desenhos 3d em sitemas cad/cam sou tecnico em protese dentaria e gostaria de mais informaçoes será que me ajudaria

    Anônimo disse:

    Sim. ^^ Funciona em praticamente todos os programas de desenho e edição.

    Rute Gomes Vieira disse:

    Jonatas Soares, gostaria de saber se vc usa essa mesa no seu sistema cad Cam e se te atende bem,
    Pois trabalho com cad Cam de moda e tô querendo adquirir uma.pofe me dar uma resposta?

    Oi, fiquei com uma dúvida. a CTH 470, é aceita facilmente no Windows 7 ultimate? Ou existe um programa que ela não tem compatibilidade em funcionar normalmente ? Sou novato nesse assunto e quero possuir uma CTH470, por permitir o manuseio com as mãos em aumentar ou diminuir na tela. Obrigado

    Gente PF eu gostaria de saber se esses tablets funcionam no Mac (computador da apple)?????

    Anônimo disse:

    Sim .-.

    Cão disse:

    Excelente matéria, muito instrutiva. Estou muito afim de comprar uma pra mim; ainda faço o scam do desenho e pinto com o mouse, mas isso é muito cansativo e causa dor na mão. Obrigado pelas dicas.

    Anônimo disse:

    É… usar o mouse, além de ser desconfortável, machuca os tendões/nervos com muito tempo de uso. ^^

    Anônimo disse:

    Estou com a mesma dúvida que várias pessoas. Como sou nova no assunto, porque desde então somente desenhava no papel, gostaria muito de saber se posso usar uma caneta diferente do modelo da mesa. Pois, estou pensando em adquirir um modelo mais antigo da Wacom, por causa do custo e porque não sei se vou me adaptar. Como somente achei o modelo que queria usado, não sei se quando a caneta começar a falhar teria como eu usar outra, de algum outro modelo.

    Joel Amorim disse:

    Estou verificando a opção de adquirir uma mesa da trust modelo "SliZe Ultra Slim Graphic Tablet", é uma boa marca?

    Anônimo disse:

    Trust é uma boa marca, mas pelo preço dessa (cerca de 300 reais) acho que dá pra comprar uma da Wacom, não acha? rsrs

    uso muito o Inkscape e o krita e no windows o Ilustrator

    CONTINUANDO…ENCONTREI A "
    Trust Mesa Digitalizadora Flex Design 6´´ – 16937
    SERÁ Q PRESTA
    Favor responder

    MEU COMPUTADOR É PARTICIONADO UBUNTU/WINDOWS, MINHA DUVIDA É A COMPATIBILIDADE, QUERO UMA MESA QUE EU POSSA SAR NOS DOIS

    Anônimo disse:

    Eu estava olhando o site da Genius (eu tenho uma mesa digitalizadora Genius M508), e pensei comigo mesma: Se algo ocorrer com minha stylus, o que faço? Não achei uma stylus da M508 la no site. Deve ser um modelo mais antigo. Então fiquei na dúvida: Se comprasse uma stylus da própria Genius, mas de outro modelo parecido, funcionaria na M508?

    Isabel Silva disse:

    Olá boa tarde!, gostaria de saber se da para visualizar o desenho na mesa, quando vc está desenhando, porque acho meio estranho vc escrever em um lugar e ir visualizando em outro, Desde já agradeço

    Anônimo disse:

    Não dá. Mas não é estranho. Eu também achava até ter a minha. Enquanto você está se acostumando, é uma piada total, mas depois você aprende a fazer isso naturalmente, e desenha sem se preocupar em olhar para outro ponto enquanto desenha.

    A Wacom Connect CTL-480L é melhor que a CTL-470L ou não?

    lilow paloso disse:

    Ola pessoal, eu tenho experiencia com desenho no papel a nível realista, e estou querendo comprar um tablet (mesa digitalizadora) para poder estar fazendo desenhos digitais também, não precisando ser a mesmo nível que no papel mas se possível, fiz uma pesquisa e estou pensando em comprar uma C3Tech TB-141, acham que seria uma boa pra atender a minha necessidade???

    Olá pessoal, eu estou querendo comprar uma mesa digitalizadora para aprender ilustraçao digital e design grafico, sou amador e nao seipor qual começar. Achei duas opções, a primeira uma mesa Genius e outra Wacom ambas com preço bom. Por qual das duas eu começo? Wacom ou Genius?

    Anônimo disse:

    Se puder, já recomendo a Wacom, né.. rsrs

    Olá, Amigo!
    Você pode me indicar qual é a melhor mesa digitalizadora, para amador, que usa linux?

    eu queria saber se uma ponta de uma caneta de tal marca pode ser usada em um tablet de outra marca.e que e dificil achar essas pontas de canetas para comprar online.

    Anônimo disse:

    Já foi em "Editar> Dispositivos de Entrada" e ativou a pressão por lá?

    Cássio disse:

    olá, meu nome é cassio tenho uma genius 8×6 contudo ela nao responde a pressao no gimnp, mas funciona em outros programas, o que me lega a crer q o driver esta ok, no gimp tentei ativer as dinamicas de pintura da biblioteca e depois tentei crirar minha propria dinamica mas ela nao responde a pressao, alguem pode me ajudar

    Anônimo disse:

    Ola amigo gostaria de uma ajuda a wacom bamboo capture tem uma área ativa, mas ñ entendi vc pode usar toda área de dentro ou dentro da área e que fica a área ativa que restrita ao 15×10 cm ou vc usa toda área da wacom capture me explica isso

    Tenho dificuldade em estudar em material digital (word, pdf, etc) justamente porque gosto de ter o material em mãos para fazer minhas próprias anotações e muitas vezes preciso imprimir o material para poder fazer minhas anotações à mão.

    Tenho um notebook simples, da Dell e não tenho muita intimidade com o mundo digital, mas gostaria de saber se mesas digitalizadoras atenderiam essa minha necessidade e qual modelo posso comprar.

    Eu comprei uma ante ontem,vc poderia me mostrar um vidêo de como se vetoriza um gato com a bamboo connect 470? Ficarei muito agradecido.

    Anônimo disse:

    A sua resposta está no final do artigo e também nos comentários. Mas mesmo assim irei responder sua pergunta:
    A melhor marca de tablet que existe é a Wacom. E o melhor modelo dela tanto pra pessoas iniciantes quanto para experientes é o Ctl-470.

    Anônimo disse:

    OI,SOU O JOAO
    PODE-ME DIZER UM DOS MELHORES MODELOS DE MESAS DIGITALIZADORAS TABLET`S, PARA UM NOVATO QUE APENAS QUER SUBSTITUIR O PAPEL POR UMA COISA MAIS USUAL,PARA COMESSAR A FAZER DESENHOS TIPO ANIME.
    ALGUMA DICA?

    Anônimo disse:

    Boa noite,

    estou querendo desenvolver um app para Android.
    Preciso comprar uma mesa para iniciar o desenvolvimento.
    Sou amador, nunca trabalhei com isso rsrs
    Alguma dica?

    Anônimo disse:

    É possível comprar uma Stylus da Genius, separada da mesa?

    Anônimo disse:

    Não é necessário responder. Já vi elas à vend, no próprio site da Genius. xD

    YuriBSB disse:

    OLa Amigos. EXISTE UM MODELO DE MESA DIGITALIZSADORA QUJE SEJA POPRTATIL – PARA SER UTILIZADO COMO UM CADERNO ESCOLAR???? Conheço só a Genius g note, na qual podemos escrever ate 75 paginas durante o dia e a noite passar pro word,convertendo,se possivel (boa caligrafia), ou com o tempo(o programa se adapta a sua escrita, vai apreendendo o seu modo), para o formato digital de Word…

    ALGUEM CONHECE outras opções – melhores ou 'pirores'???
    Obrgrigado..

    Anônimo disse:

    Existe a Inkling, da Wacom, mas é bem cara… Deve ter da Leadership também, não tenho certeza. Isso que você procura é um tipo de um caderno digital

    Anônimo disse:

    oque vc me fala sobre uso de mesa dig. para autocad e sketchup em arquitetura e qual a diferença para este uso da wacom capture e a connect?

    Anônimo disse:

    Como posso ativar os níveis de pressão da minha mesa digitalizadora no GIMP? Não consigo!

    Marcos disse:

    Primeiramente deve-se ter instalado o driver da mesa. Depois disso você procura alguma opção referente a isso no software que você usa pra desenhar. Caso você use o Gimp a opção é "Dinâmicas de pintura" que fica junto com as opções do pincel.

    Anônimo disse:

    Caro Felipe

    Gostaria de saber se ao comprar o modelo Wacom Bamboo Capture CTH470L estarei fazendo uma boa aquisição? Pois sou leigo no assunto.

    O meu objetivo seria usá-la para fazer desenhos

    Desde já agradeço
    Jean Ferreira

    Alguém pode dar uma dica de uma mesa boa e barata para desenhar? Queria usar para fazer desenhos no estilo dos animes.
    Obrigado

    eu tenho uma, é dazora d+

    Anônimo disse:

    Mas as mesas digitalizadoras Wacom Connect podem ser usadas para desenhar também?

    Olá, Felipe Ribeiro, meu nome é Flaviane e sou estudante para concursos públicos.

    Tenho dificuldade em estudar em material digital (word, pdf, etc) justamente porque gosto de ter o material em mãos para fazer minhas próprias anotações e muitas vezes preciso imprimir o material para poder fazer minhas anotações à mão.

    Tenho um notebook simples, da Dell e não tenho muita intimidade com o mundo digital, mas gostaria de saber se mesas digitalizadoras atenderiam essa minha necessidade e qual modelo posso comprar.

    Eu tenho uma da Genius, é bem bacana, comprei por R$200,00, MAS É BOA, VEM, COM UMA CANETA E UM MOUSE MAGNÉTICO PARA USAR EM CIMA DA MESA, MAs uso a caneta como mouse

    Anônimo disse:

    Olá.. mesas digitalizadoras só funcionam no Gimp? sou amadora e estou em duvida, obrigada.

    Anônimo disse:

    Olá trabalho com o programa sketchup, para desenho de silo, e outros tipos de construção. Sempre trabalhei com o rato, gostaria de melhorar meu trabalho.
    O que os senhores poderiam me indicar.
    Obrigado.

    Unknown disse:

    Boa noite.
    Quero comprar uma mesa digitalizadora para meu marido mas, sou totalmente leiga nesse assunto.
    Ele faz uns bicos de artefinalista em casa.
    Vetorizando, redesenhando ou fazendo cromia.
    Qual mesa é a mais indicada?
    Aguardo resposta.
    Obrigado.
    Marcela

    rodrigo disse:

    Eu quero um desses para desenhar, e fazer pinturas digitais essa bamboo é suficiente?
    já me falaram pra eu tentar comprar uma intuos3
    porem to sem condições no momento, to estudando photoshop, e quero desenhar o mais real possível.

    Anônimo disse:

    haha xD Claro que é suficiente! Já vi profissionais usando bamboo, e os desenhos eram lindos!

    Gustavo Soti disse:

    Eu queria saber se ela é boa para desenhos vetorias, todo mundo fala muito sobre photoshop.
    Illustrator e Corel, qual seria a mais indicada, eu trabalho muito com vetorial de logotipos e afins.

    Queria uma dica de qual comprar, para meu uso!
    Se alguem puder ajudar eu agradeço!

    Olá Gustavo e demais participantes, vou dar meu depoimento como artista plástico auto-didata e Artista Visual com especialização em Comunicação Visual. A MELHOR ESCOLHA para se trabalhar com os programas que citou, qualquer uma Wacom será a melhor escolha. Uma Bamboo Capture Pen & Touch CTH 470 é mais que ideal.Porquê? A suíte de aplicativos Adobe IIustrator e Photoshop está incluso nela o que permite que vc vetorize no Adobe com muitos menos nós que na vetorização do Corel. Que trabalha quando quer, sobrecarrega arquivos, enfim…quer um padrão profissional e internacional se dedique ao Adobe pois do Ilustrator ao Photoshop a transição é direta pois ambos são da mesma família. Assista alguns tutorias, no youtube mesmo, ficará impressionado com a velocidade com que se vetoriza no Adobe. A "única" vantagem do Corel são os preenchimentos de textura. Desenhe com o Adobe e dê os efeitos "reais" no Photoshop. Com as caneta e o zoom vc trabalha em um pixel. Isso é como poder criar algo numa ponta de agulha.Mas reforço, O PC tem que ter memória suficiente para rodar imagens, um monitor de IPS Led é o Ideal, mas acreditem, a melhor escolha será uma Bamboo. Mesmo para iniciantes ou profissionais, os preços são muitos acessíveis e compensa o investimento, não cito as mais avançadas como as da série Intuos, porquê em suma, vc fará o mesmo trabalho com uma bamboo. Para definir, a Bamboo Conect Pen CTL 470 fará a função do mouse. A Capture Pen& Touch CTH 470, como o nome diz, permite que também vc a utilize os dedos para movimentar, ampliar a imagem, ou seja, alguns "atalhos" que facilita e muito a vida de quem trabalha diariamente com imagens, recurso não disponível na CTL. Mas desnecessários para quem utiliza pouco.Todas EXCELENTES para composições artísticas com a ergonomia e leveza da caneta. Já a vantagem da CTH 670, indicada para profissionais que trabalham com fotografias, a manipulação direta na fotografia é o recurso vantajoso deste modelo. Bem, espero ter contribuído para auxiliar na escolha deste importante instrumento de edição e composição de imagem, que torna o trabalho de quem opera um diferencial e tanto no ramo.

    Wiram Silva disse:

    Fernando….
    Essa "Bamboo Capture Pen & Touch CTH 470" a que vc se referiu, foi substituída por essa "Wacom Mesa Digitalizadora Grafica Intuos USB CTH480L" ???
    Visto que no anuncio do site diz isso, pelo menos foi o que eu entendi…

    IMPORTANTE: Será enviado o modelo Intuos Pen CTH480L que está substituindo o modelo Bamboo Capture CTH480L

    Sabe me dizer?

    http://www.wacomstore.com.br/ecommerce_site/produto_477_10542_Mesa-Digitalizadora-Wacom-Bamboo-Capture-Pen-CTH-470L-CTH-480L

    http://www.wacomstore.com.br/ecommerce_site/produto_14602_10542_Intuos-Wacom-Pen-Touch-Pequena-CTH480L

    Ale Lopes disse:

    Oi MARIANNE.
    A Bamboo Connect foi desenvolvida para atender os comunicadores visuais, nos ambientes residenciais ou de escritório, que desejam expressar suas ideias visualmente e trabalhar em um equipamento utilizando a tinta digital.
    Já a Bamboo Capture é a opção ideal para os apaixonados por fotografia que querem se divertir editando ou retocando fotos com as vantagens da caneta digital da Wacom, que permite excelente acabamento.

    Anônimo disse:

    Olá felipe, gostaria de saber se vc conhece a Mesa Digitalizadora Trust Slimline 16529 que vi em um site de compras pela internet. O que me chamou a atenção é o preço e a sua área de trabalho, mas não tem muita informação sobre seu desempenho.
    Fico no aguardo de seu contato.
    Agradeço desde, já a atenção.
    Mônica Brigeiro

    Nina Blue disse:

    Bem, a que tenho é essa. Para mim, uma amadora, é uma mesa utilizável. Na minha, pelo menos, há umas pequenas áreas da mesa em que o traço não sai direito.

    Olá. Queria comprar uma mesa digitalizadora para criar ilustrações e desenhos para meu blog. Não sou profissional. Você poderia me indicar uma especial para mim?

    Marcelo disse:

    Muito bom o texto, me ajudou bastante a eliminar algumas opçoes. Eu gostaria tambem de sugestoes para uma mesa digitalizadora para uso em programas 3d, como CAD e 3ds MAX?

    MARIANNE disse:

    Tenho a mesma dúvida do Daniel Silva, RESPONDAM POR FAVOR!! Afinal, qual a diferença entre a Wacom Bamboo Capture e a Wacom Bamboo Connect????

    Anônimo disse:

    Qual mesa você indica para escrita matemática?
    Obrigado

    Anônimo disse:

    Wacom Bamboo Connect. Tem 1.024 níveis de pressão, uma tela de bom tamanho (5'x3') e um bom preço!

    Anônimo disse:

    Boa Tarde!

    Alguém sabe me informar se a Bamboo connect CTL-470 permite a escrita no pacote Office? Queria usar para adicionar comentários no Word.

    Anônimo disse:

    oi. dá sim. pelo menos no office 2013. Vai em revisão . Aparece um ícone para escrever a caneta.Mas parece que fica um pouco pesado. No paint fica mais leve. Faço isso com o ctL 470

    Júlio Mullet disse:

    Nuss…boa matéria, como nunca usei uma mesa digitalizadora não tenho muito conhecimento pelo aparelho. Uma coisa que não sabia era sobre as pontas, achava que tinha utilidade "infinita". Elas se desgastão porque são magnéticas??? A mesa também se desgasta da mesma forma???
    Uma coisa que descobri também era que a caneta quando não vem com fio, ela utiliza pilhas para continuar funcionando, estou correto??? Quais são esses tipos de pilhas???
    Agradeço pela atenção e parabéns à todos da Gimp Brasil por manterem firme e forte esse site 😉

    Anônimo disse:

    Pelo contrário, não precisa de pilhas pra funcionar. Esse é um dos diferenciais das tablets da linha bamboo.

    Anônimo disse:

    Ótimo post.

    Well disse:

    Muito legal essas dicas,… tava precisando mesmo, to pensando em comprar uma Wacom Bamboo Capture CTH470L, estou pretendendo trabalhar em imagens para estampas de camisa e logo trabalhar produzindo jogos "indie"!

    Daniel Silva disse:

    olá a todos, excelente artigo sobre as Mesas digitalizadoras. estou querendo comprar uma mesa, mas estou com uma dúvida quanto a qual comprar. a bamboo capture além de servir para trabalhos com fotos, tem as mesmas funções e dimenções que a connect ou cada uma tem a sua específica? o meu objetivo é ter uma mesa para desenhar, criar ilustrações e etc.

    desde já sou grato a todos.

    Tiago disse:

    Olá, finalmente resolvi, algo que desconfiei mas não sabia direito. Desinstalei minha tablet genius e instalei novamente só a bamboo, agora funcionou normal, que coisa hein, da incompatibilidade se o drive da Genius permanecer instalado, estranho, vivendo e aprendendo. obrigado a todos ae. abraços. valeu

    Tiago disse:

    Olá de novo. Instalei o software certinho e configurei tudo certinho, vi que tinha uma atualização do drive, o baixei e instalei, mexi nas configurações de brush do photoshop e não funcionam os níveis de pressão nem nele e nem em outro programa, ao encostar a ponta da caneta na mesa o pincel aparece como se estivesse usando o ultimo nível de pressão. Será que a caneta veio com defeito? porque tudo o que tem em fóruns sobre como configurá-la já fiz, o que eu faço? Obrigado

    GIMP Brasil disse:

    Oi Tiago, a Wacom Bamboo Conect tem 1024 níveis de pressão, o que pode estar acontecendo é talvez você não tenha instalado o software dela adequadamente ou não esteja sabendo configurar isso.

    Tiago disse:

    Oi, ao ver esse post aqui, resolvi comprar uma mesa wacom bamboo connect, mas ela não apresenta niveis de pressão no photoshop e demais programas, já configurei o brush dinamico para usar a pressão da caneta e ao lado dessa opção apareceu um sinal de exclamação que diz em ingles que deve-se usar a pressão da caneta,acionei o botão de nivel de pressão no photoshop e tudo q tem direito e nada, não estou entendendo, é possivel ela ter vindo sem nivel de pressão, o que eu faço para resolver, alguém pode me ajudar? tentei em windows 7, XP e vista

    Creature n13 disse:

    Acho que vou comprar essa http://www.fourserv.com.br/ecommerce_site/produto_40265_797_Mesa-Digitalizadora-Wacom-Bamboo-Connect-CTL470L-Tablet–1024-niveis-de-pressao–Area-Ativa-14-73cm-x-9-14cm-*-NOVO-MODELO-*

    É bem pequena, mas deve servir bem, pois vou usar mais no note do que no pc, e não precisará de tanto espaço assim, não é? É o que espero kk, tomara que eu não tenha decepções.

    ED disse:

    Comprei uma "Wacom Bamboo Connect Pen Ctl-470". Ela funcionou perfeitamente no Gimp (Windows XP).
    A única coisa que achei meio chata nela foi seu cabo de conexão com o computador. Ele é encaixável (removível) na mesa, e sua conexão é bem pequena e frágil. Imagino que com o tempo de uso essa conexão irá estragar, prejudicando o envio de dados ao pc. Mas para usuários cuidadosos como eu esse problema irá demorar a acontecer (assim espero, rsrsrs).

    Creature n13 disse:

    Boa noite, sou André.
    Estou querendo comprar uma mesa digitalizadora para colorir meus desenhos. Sou amador nessa parte, porém gostaria de uma dica de mesa boa e que esteja em um bom preço.
    Obrigado.

    GIMP Brasil disse:

    Oi Tiago.
    Se você for fazer vídeo-aulas que envolvam apenas textos e afins, até mesmo uma Bamboo connect (CTL-470L) pode ser suficiente.
    De qualquer maneira, se você não for usa-la intensivamente para criação de design e afins, é uma excelente escolha sim.

    Muito obrigado por acessar o site.
    Felipe Ribeiro.

    Olá pessoal , estava pensando em comprar uma mesa digitalizadora wacom para uso amador mas , com baixo custo , achei esta na kabum ( Que acho um site confiável ) e estava pensando se valeria apena , pode dar sua opinião ? OBS : eu irei Gravar vídeos para o youtube e farei cartoons ( estilo mangá ) para as pessoas Link da mesa :

    http://www.kabum.com.br/produto/46463/wacom-touch-pad-bamboo-pad-black-usb-cth-301k-

    Anônimo disse:

    Caro Felipe

    Gostaria de fazer video-aulas e postar no Youtube, esta mesa digitalizadora da Bamboo, CTH470L, seria recomendável?
    Obrigado

    Tiago Raimundo da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *