Comunidade

O GIMP é um software livre mantido colaborativamente por diversas pessoas em todo o mundo que atuam resolvendo bugs, desenvolvendo novas funcionalidades pro programa, traduzindo e criando documentação.
Aqui temos reunidos os principais projetos da comunidade do GIMP no Brasil e do mundo.

Sinta-se encorajado para se juntar a turma de pessoas que fazem do GIMP esse poderoso programa de edição de imagens!

GIMP Magazine

A GIMP Magazine é uma revista totalmente gratuita produzida especialmente para usuários do programa. Nela você encontrará informações sobre o software, tutoriais, entrevistas e trabalhos profissionais criados com GIMP, tudo isso com excelente qualidade. A revista teve a sua primeira edição lançada em Setembro de 2012, e já está chegando na sua quinta edição (previsto para dezembro ou janeiro).

A revista, por enquanto, só está disponível em inglês. Mas se isso não for um problema para você, basta entrar em http://gimpmagazine.org/issues/ e acessar as edições já lançadas.

Como contribuir? Você pode ajudar no crescimento da revista fazendo doações através do site da GIMP Magazine, comprando brindes e anunciando na revista. Além de, claro, contribuindo diretamente ajudando a produzir a revista (acesse o site da revista para ter mais informações sobre isso).

GIMP Zine

A GIMP Zine foi uma revista digital brasileira criada por Anderson Prado durante sua passagem pelo site O GIMP. Ela teve nove publicações durante dois anos e meio, e contou com diversas entrevistas e tutoriais, vale a pena dar uma conferida. Você pode acessar as revistas clicando aqui.

Como contribuir? Razgriz, atual lider da O GIMP, deseja voltar com o projeto da GIMP Zine. Se estiver interessado em contribuir, acesse o site www.ogimp.com.br para mais informações.

Tradução

A tradução do GIMP é dividida em duas partes: interface do usuário e documentação.

A tradução da interface do usuário é liderada por João S. O. Bueno, que é notavelmente o principal colaborador brasileiro no Projeto GIMP.

98% traduzido (10021/113/5) / checado em 28/10/2013

A tradução da documentação teve um projeto de traduzir toda a documentação em 2012 por Felipe Ribeiro e Willer Gomes Junior. Devido a problemas pessoais, infelizmente, essa ideia ainda não chegou ao seu exito.

13% traduzido (1934/1/12786) / checado em 28/10/2013

Como contribuir? Para ajudar a traduzir o GIMP é preciso compreender bem o idioma inglês, e estar disposto a dedicar uma parte do seu tempo nisso. O processo de tradução é feito pela equipe brasileira no Mentiras Cabeludas.

Nós encorajamos você a traduzir o programa, mas antes de partir pra ação, conheça a lista de discussão da equipe brasileira, o processo de tradução e o funcionamento geral do sistema para se habituar e entender melhor os status dos projetos.

Desenvolvimento

Foto de parte dos desenvolvedores do GIMP na Libre Graphics Meeting de 2008.  Por Garrett LeSage, sob CC BY 2.0.

O GIMP começou como um projeto universitário de Spencer Kimball e Peter Mattis em 1995. Hoje, com quase 20 anos de idade, vemos que o projeto de criar um poderoso programa de edição de imagens em código aberto se tornou realidade.

Se você possui conhecimentos de programação, pode se somar aos atuais 64 colaboradores e fazer parte do The GIMP Development Team (equipe de desenvolvimento do GIMP)! Como requisitos é preciso ter conhecimento básico de inglês (essa é a linguagem oficial na comunicação dos desenvolvedores), saber programar em C, e ter um pouco de dedicação com o projeto.

Como contribuir? Participe das listas de discussão do desenvolvimento do GIMP para se ambientar com os projetos que estiverem sendo desenvolvidos, conheça as regras e métodos da comunidade, e, se for possível, ofereça uma ajuda corrigindo bugs ou desenvolvendo novas ferramentas!

Próximos passos: Essas são as ferramentas e adições esperadas ou desejadas para as próximas versões do GIMP. Isso é apenas uma ideia geral dos objetivos dos desenvolvedores e mudanças podem, e vão, acontecer até o lançamento final das versões. O fato de algo estar listado aqui não significa que não existe interesse em contribuições em outras áreas, toda contribuição é bem vinda. Informações de 25/05/2013 do GIMP Roadmap, consultado em 28/10/2013.

Prioridades:
1. Suporte a camadas de máscaras em grupos de camadas. (Bug 51112, trabalho em progresso)
2. Limpeza da biblioteca do GIMP (trabalho em progresso)
3. Implementação do GTK3 (trabalho em progresso)
4. Suporte a alta profundidade de bits (trabalho em progresso)
5. Pré-visualização de efeitos de filtro direto na tela de trabalho, ao invés de em uma janela de pré-visualização.
6. Gerenciamento automático de limite de camada (Bug 93639, não iniciado)
7. Camadas de filtro (Brilho e contraste, desfocar, etc)
8. Ancoragem automática de seleções flutuantes
9. Transformar o plug-in IWarp em uma ferramenta que funciona direto na tela de trabalho (on canvas)
10. Gravação e reprodução de scripts (espécie de macros) (Bug 51937, não iniciado)
11. “Objetos inteligentes” (Bug 694206, não iniciado)
12. “Efeitos de camadas”
13. Ferramentas de transformação unificadas (projeto do GSoC2012, trabalho em progresso)
14. Melhor suporte a metadata de imagem (Bug 704796, concluído)
15. Suporte a especificação de diretório de base XDG (concluído)

Baixa prioridade:
– Suporte nativo à CMYK.
– Suporte à mais motores de pincéis (MyPaint, various real media simulations)

Doações:
A ajuda financeira é necessária por muitas razões diferentes. A Libre Graphics Meeting anual é uma das coisas para onde o dinheiro vai. Ela nos ajuda a obter o maior número possível de desenvolvedores GIMP para a conferência. Há diversas formas para ajudar financeiramente o projeto GIMP, você pode escolher entre várias opções para apoiar:

Caso tenha interesse em contribuir e saber mais informações, acesse a página de doações do GIMP.
Lembrando que mesmo sem doar, você pode contribuir com o GIMP divulgando-o para seus amigos.


Com o tempo mais projetos serão adicionados.
Mais informações: www.gimp.org/develop/
Dúvidas: www.gimpbrasil.org/p/contato.html