30 junho 2009

Instalando brushes

Os brushes (ou pincéis) são uma importante ferramente do Gimp, e de qualquer outro software de edição de imagens.

Aprender a instalar e a usa-los é fundamental pra qualquer pessoa que queira fazer montagens decentes. Pra isso, fizemos esse rápido tutorial de como instalar e como não baixar brushs desnecessarios.







1 - Baixando os brushes: os brushes podem ser encontrados em milhares de sites, mas tome cuidado pois nem todo brush funciona no Gimp (cada programa tem a sua gama de brushes disponiveis pra download).
Os brushes do Gimp vem em formato .gbr .

2 - Instalando: os arquivos .gbr que você baixar devem ser movidos pra uma das duas pastas especificas existentes no seu pc. Pra facilitar, vamos usar o meio mais facil.

Vá em 'iniciar' > 'executar...' e digite "C:\Arquivos de programas\GIMP-2.0\share\gimp\2.0\brushes".
Uma pasta vai abrir. Nessa pasta estão todos os brishes instalados por padrão no seu Gimp.

Pra adicionar novos brushes, feche o Gimp e mova todos os arquivos .gbr para está pasta.

Agora, sempre que abrir o programa, eles estarão disponiveis como pincéis. Você pode usar eles de todas as formas possiveis, desde desfocagem até apenas usar eles como efeito em uma imagem.

Baixe apenas brushes que te interessam! O excesso deles deixa o carregamento do Gimp mais demorado. Então, não escolha um brush dos "Geeks do Milenio", se você sabe que dificilmente vai precisar deles, diferente de uma moldura, simbolos, etc...

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...