Uma das grandes vantagens do GIMP é poder usa-lo no seu próprio idioma, isso facilita muito o nosso trabalho e adaptação, aprendizado, etc. Entretanto, graças a um detalhe, o GIMP pode aparecer em outro idioma no seu Windows.
Pensando nisso nós fizemos esse tutorial, e caso ainda sim não consiga resolver o problema, fizemos também uma vídeo-aula, que está disponível no fim do tutorial.

————————————————————————————————————————–

Importante! A partir da versão 2.8 é possível alterar o idioma diretamente no GIMP. Para isso vá no menu Editar, clique em Preferências. Na janela que abrir, clique em Interface, selecione o idioma desejado na caixa de seleção Idioma, clique em OK e reinicie o programa.
————————————————————————————————————————–
Ao que tudo indica, o GIMP se baseia na linguagem do Windows pra decidir o idioma que será carregado. Ou seja, se o Windows estiver em inglês, ele exibirá o idioma inglês, se estiver em japonês, irá exibir seus menus em japonês, e assim sucessivamente. Para resolvermos isso, teremos que alterar o idioma do seu Windows, o que fará com que o GIMP carregue o idioma que queremos.

1 – Clique no menu iniciar, e vá em Painel de Controle.

2 – Na janela que abrir, clique em Relógio, idioma e região, ou em algum ícone semelhante:

 

 Isso fará uma nova janela se abrir, como a mostrada abaixo:

3 – Na aba Formatos, selecione Português (Brasil), clique em OK, e pronto! Com isso, o GIMP passa a abrir e funcionar completamente em português.

Se você estiver interessado, também pode ver como fazer esse processo no vídeo abaixo: