Tutorial: Arte abstrata

Tutorial: Arte abstrata

Por: Rogério Guerreiro

Aprenda nesse tutorial como criar uma arte abstrata utilizando alguns filtros, degradês e outros recursos do GIMP.

Isto aqui são experiências baseadas no tutorial Flor Abstrata 3D (http://www.gimp.com.br/smf/index.php?topic=6986.0):

Resultado:

Abri um novo arquivo de 400×400 pixels, fundo branco. Em uma nova camada, criei um desenho qualquer e, em algumas partes dele, apliquei as Ferramentas Borrar e Convolver:

Combinei essa camada com a do fundo branco e apliquei o filtro Cubismo:

Apliquei o filtro Deformação Interativa, em duas fases: Na primeira, coloquei para “Aumentar”, em Tipo de Deformação e dei uns toques com o mouse no centro da imagem (no quadro de diálogo). Na segunda fase, coloquei para “Redemoinho Horário”,em Tipo de Deformação e dei toques em quatro pontos da imagem:

Parte da imagem ficou transparente e, para resolver isso, coloquei uma camada chapada de branco, por baixo e combinei as camadas. Nota: caso você não consiga colocar a camada branca embaixo, clique com o botão direito na outra camada (na janela de camadas) e escolha: Adicionar canal alfa:

Vamos à colorização da imagem; neste passo, você faz como quiser. No meu caso, criei uma nova camada e apliquei nela meu degradê: Escarlate 2.

Em seguida, mudei o modo da camada, de: Normal para: Cor (experimente outros modos, também), dando o resultado que coloquei no início. Aí, é só mesclar as duas camadas.

Se você gostou, tente esta outra experiência: duplique a camada e, na camada-cópia, aplique o filtro Mapear/Deslocar. você obterá algo semelhante ao resultado abaixo:

Tutorial de: Rogério Guerreiro

Fonte: Tópico – Tutorial: Arte abstrata
Comunidade Gimp Brasil no orkut.

…….


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *