15 dezembro 2011

Raios de Sol


Raios de Sol... ou listras, ou raios de sol grunge ou como você preferir chamar isso. Nesse tutorial vamos ver como criar esses "raios de sol", um tutorial simples indicado para iniciantes.


Clique em continue lendo e confira!






É bem simples de fazer.

Os filtros que você precisará são só três:

- Blinds (persianas).
- Polar Coordinates (Coordenadas Polares).
- Lens Distortion (Distorção de Lentes).

Os 3 estão no "Filtros / Distorção"


  • Crie uma imagem nova, vá em Arquivo / Novo.




1º - Crie uma camada transparente Menu / Camada / Nova camada
2º - Escolha na janela que abrir a opção Transparência.




  • Com a ferramenta "Balde" pinte a camada transparente com a cor que seus raios vão ter e aplique degrade se quiser.

  • Vá em Filtros / Distorções / Persianas e confirme que a opção Orientação esteja marcado como vertical e que o Fundo esteja marcado como transparente. É só escolher o número de segmentos que você quer ou quantos "bracinhos" o seu sol vai ter, eu escolhi 25. Regule também a opção Deslocamento que determinará a largura dos raios, no exemplo deixei em 60 o valor.






  • Aplicado o Filtro Persianas, hora de aplicar o filtro Coordenadas Polares acessando o menu Filtros / Distorções / Coordenadas Polares, não precisa ajustar nada, mas se não aparecer uma bola na Pré-visualização vê se a opção Para polar esta marcada (pois ele vai pegar um polo da imagem e rodar ela em volta) e veja se a opção Profundidade do círculo em porcentagem esteja como 100.




OBS: Se quiser que os raios ocupem a página inteira, utilize o parâmetro zoom do filtro Distorção de lente, ou redimensione a camada dos raios.

Resultados:









Problemas:

Aliasing (ou efeito escadinha):


Pra evitar isso você ou faz uns raios de sol grandes, talvez 2 ou 4 vezes maior que o tamanho que a imagem vai ficar e coloca isso como uma camada a parte ou usa o filtro desfocagem pra retirar qualquer escadinha presente. Testando aqui uma mistura dos dois é o que funciona melhor, fazendo os raios grandes, escalando pra baixo e aplicando uma desfocagem de leve pra retirar as escadinhas.

Mas a respeito de escadinhas é só ler a respeito do porque elas acontecem procurando por "Nyquist–Shannon sampling Theorem" (Teorema de Amostragem Nyquist-Shannon que explica porque eu disse 2 ou 4 vezes e não 1 vez ou 3) e as técnicas usadas pra resolver esse problema que se chamam "Anti-Aliasing".

Pronto agora você tem raios de sol e pode aplicar varios efeitos neles e não ficar dependendo de "brushes"(pinceis) pra fazer alguma coisa legal.


Tutorial de jumping





.......

-->


2 comentários :

  1. Boa tarde, alguém sabe como eu uso esse efeito com duas ou mais cores? Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...