Nesse tutorial iremos ver como fazer um calendário utilizando um script. Com esse script podemos escolher o mês e ano do nosso calendário, personalizar a cor dos feriados, escolher idioma, etc.

Atenção: O mês de março do script calendário, não está aparecendo o “ç”, enquanto buscamos solucionar esse problema recomendamos que façam “manualmente” a inserção da palavra março no seu calendário.

Antes de começar o tutorial, que será bem curto por sinal, já que boa parte do trabalho o script que faz, nós precisaremos baixar o script do calendário. Abaixo está o script, tanto o original que está em Alemão e Inglês, como também uma versão que modifiquei e acrescentei o idioma Português.

Como eu não sei fazer scripts, eu apenas utilizei da lógica para fazer essa tradução básica, caso alguém entenda melhor de scripts e queira contribuir com uma versão em português melhorada, fique a vontade para modifica-lo e compartilha-lo conosco.

Script Calendário (Em Português) – Download

Script Kalendar (Original em Alemão/Inglês) – Download

Instalação:

Após baixado o script extraia o arquivo e cole-o na pasta Scripts dentro da pasta do GIMP.

C:UsersSEU NOME DE USUÁRIO.gimp-2.6scripts

Ou veja como instalar scripts no link: Instalação de scripts

Após instalado, o script Calendário estará localizado no Menu / Filtros / Utilidades / Calendário.

Opções do Script:

Inicie o GIMP, acesse o Menu / Filtros / Utilidades / Calendário.

Irá abrir uma janela, veja a imagem abaixo:

Nessa janela de opções, você pode alterar:

Largura e Altura do calendário, Mês, Ano.

A opção País só pode escolher a opção “Sem feriados”, já que o script original é Alemão, se escolhesse para marcar os feriados, obviamente seriam feriados da Alemanha, por isso só deixei a opção sem feriados, caso queira pintar a data de um feriado basta fazer manualmente, é algo bem simples que explicarei logo mais abaixo.

A opção “Iniciar a partir de:”, você escolhe se quer que o mês se inicie na Segunda ou Domingo que é mais comum (já que é o primeiro dia da semana).

A opção “Idioma”, eu inclui as opções Português e Português (abreviado), sendo esse último contendo os dias da semana com apenas a sua inicial ( D, S, T, Q, Q, S e S ).

Em “Fonte” você escolhe o tipo de letra/número.

A “Cor de Fundo” é a cor do fundo do calendário, sendo que esse tem uma certa transparência.

“Cor dos Feriados” é a cor que terá os dias de Domingo, caso você utilize a versão original do script os feriados que caem na semana também terão a cor definida nessa opção.

Tutorial:

Após definida as opções e executado o script aparecerá o mês do calendário que você escolheu, com isso é só ir no Menu / Editar / Copiar como é visto, se quiser pode colar o calendário em outra imagem, por exemplo com fundo combinando com a estação do ano.

Clique na imagem para ampliar

Obs.: Para modificar a cor da fonte/letra do calendário, mude utilizando a ferramenta texto e alterando sua cor.

Como já tinha dito acima que explicaria como pintar manualmente os feriados da semana, vejam abaixo:

Clique na imagem para ampliar

Para pintar um feriado que caia na semana, basta você criar uma nova camada (na imagem acima está com o nome de Ebene 1) e colocar o modo desta camada para somente clarear, feito isso é só pintar os dias, como na imagem de exemplo pintei o dia 7.

Resultado:

 

 

Fonte do Script: Mekelburger.org
Editado: 07/03/2012

…….