20 outubro 2014

The Making Of "Lust" - Fotomontagem GIMP

The Making Of "Lust", veja como fazer essa incrível fotomontagem no GIMP! 
Dificuldade do tutorial: intermediário / avançado.




Para esse tutorial utilizaremos essas duas imagens.

Imagem bocaImagem sapo
Download das imagens: Foto da boca - Foto do sapo

Tutorial - The Making Of "Lust"

Primeiramente abra a imagem da "boca" no GIMP e em seguida acesse o menu / Arquivo / Abrir como camadas e escolha a foto do sapo.


Com a ferramenta de rotacionar (imagem acima), clique no sapo e gire para que sua cabeça acompanhe o final da língua, conforme imagem abaixo.


Para posicionar o sapo em cima da língua, utilize a ferramenta de mover. (diminuir a opacidade da camada do sapo para 50% ajudará (imagem abaixo)), em seguida teremos que redimensionar a camada do sapo para ficar com tamanho parecido com o da língua e com as ferramentas de mover, rotacionar e redimensionar vamos fazendo os ajustes necessários.



Nesse momento você deverá estar com a imagem parecida com essa:


Com a ferramenta de seleção livre, selecione a parte inferior do sapo, conforme imagem abaixo, e aperte Delete.


Agora é a parte mais demorada do tutorial e a mais importante, nessa parte faremos o sapo virar uma extensão da língua e temos que torná-lo o mais real possível.

Para isso clicaremos na camada do sapo com o botão direito e escolheremos a opção "Alpha para a seleção". Em seguida clique na camada da boca e com ferramenta de clonagem aperte e segure o Ctrl no teclado, clique com o mouse em uma parte da língua (isso seria o mesmo que copiar aquela parte), com isso aparecerá outro círculo da ferramenta, esse círculo servirá para colar a parte copiada da língua.

Volte novamente na camada do sapo, clicando nela. Clique dentro da seleção do sapo, para colar a parte da língua copiada, vá clicando por toda a seleção (com a ferramenta de clonagem).

Dica.: Você também pode clicar, segurar o clique e arrastar o mouse por toda a seleção que o carimbo copiará toda a língua. Veja a imagem abaixo onde o círculo azul é onde cliquei segurando Ctrl (para copiar aquela parte) e o círculo verde é a parte onde colarei ao clicar. As setas representam o movimento com o mouse, como mostrado na imagem abaixo, todo movimento que o círculo verde fizer, o azul também fará. Como podemos ver nas setas azuis, partes fora da língua poderão ser copiadas, por isso devemos ir copiando algumas partes isoladas para fazer as patas.


Obs.: Você pode voltar a camada da língua e copiar outras partes para poder colar sobre o sapo, certifique-se de alternar entre a camada da língua para copiar e a camada do sapo para colar.

Acesse o menu/ Selecionar / Nada para remover a seleção, em seguida clique na camada do sapo e escolha a ferramenta de desfocar, clique na divisória da seleção do sapo com a língua para suavizar a diferença entre as camadas.


Caso queira, podemos utilizar as ferramentas de borrar e desfocar para dar alguns retoques.

Agora vamos deixar a língua com um aspecto 3D, clique na camada do sapo com o botão direito e escolha a opção "Alpha para a seleção" para selecionar a volta dele. No menu / Camada/ Nova camada, crie uma camada transparente, clique nela e com um pincel, comece a pintar de preto o contorno.

Algo parecido com isso:


No menu / Selecionar / Nada, tiramos a seleção, em seguida vamos desfocar acessando menu / Filtros / Desfocar / Desfocagem Gaussiana, na janela que abrir coloque valor 10 para Horizontal e Vertical. Mude também o modo da camada de "Normal" para "Sobrepor".


Clique na camada do sapo novamente e no menu / Filtros / Sombra e Luz / Sombra Projetada, aplicaremos uma sombra. Na janela que abrir coloque os valores:

Deslocamento x: 4
Deslocamento y: 4
Raio de desfocagem: 10
Cor preta
Opacidade: 20

Caso necessite, apague com a borracha as sombras que ficarem no meio da língua.

Resultado final:

Fotomontagem - The Making Of "Lust"

Tutorial adaptado de: worth1000.com e gimpinfo.org





7 comentários :

  1. Nossa muito legal o efeito e não é difícil de fazer. Parabéns pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. show velho muito legal

    ResponderExcluir
  3. Espetacular e bem interessante, valeu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Cara, que demais! Estava doido para aprender a fazer este tipo de trabalho. Parabéns! E obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...