1 – É preciso pagar para usar o GIMP?

Não. O GIMP é um software livre, e portanto tem como princípio básico o acesso livre de seu código fonte a qualquer pessoa. Dessa forma, você não terá dificuldades em encontrar um instalador do programa para seu sistema operacional de forma gratuita e segura.

2 – O GIMP é em português?

Sim, o programa conta com tradução para o português nativamente disponível. Caso durante a instalação não apareça a opção de selecionar idioma desejado, você pode faze-lo posteriormente através das instruções deste tutorial (Deixando o GIMP em português).

3 – Qual a diferença dele para o Photoshop?

Podemos dizer que a principal diferença é a forma na qual seu desenvolvimento é realizado: O Photoshop é mantido pela Adobe Systems, e utiliza de código proprietário para seu desenvolvimento. Enquanto o GIMP é desenvolvido pela Equipe de Desenvolvimento do GIMP, um grupo de programadores de todo o mundo que trabalham colaborativamente para desenvolver o programa.

Isso significa que enquanto no Photoshop, e programas proprietários similares, você terá o inconveniente de pagar um alto valor para obter a licença do programa, ou mesmo correr diversos riscos para a obtenção de um programa pirata e ilegal.

Não obstante, é comum que estes programas usem de extensões de arquivos fechados. Isto é um arquivo salvo em uma versão não pode ser aberta em uma versão anterior do programa. A equipe GIMP é contra esse tipo de atitude, queremos que você seja livre para usar a versão que quiser nos seus trabalhos.

4 – É muito difícil de aprender?

Como todo programa, no inicio pode ser, mas não desanime. Nosso site e comunidade estarão sempre dispostos a te ajudar no seu aprendizado!

5 – Me falaram que o GIMP não faz as mesmas coisas que o Photoshop, é verdade?

Não, o GIMP faz o mesmo, ou até mais, que o Photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagens. Não se preocupe com isso.

6 – Onde posso encontrar tutoriais e dicas?

Aqui mesmo, no nosso canal no YouTube, ou mesmo no nosso fórum. Tutoriais e dicas é o que não faltam, e a comunidade do GIMP está sempre dispostas a ajudar a tirar dúvidas dos colegas usuários.

7 – Como baixa-lo?

Diversos sites possuem o GIMP para download, (superdownloads, Terra Downloads, Baixaki, etc…). Para sua maior comodidade, temos um link para a última versão do GIMP aqui no site, ou se preferir acesse o site oficial gimp.org.

Ainda com dúvidas? Experimente fazer uma visita ao nosso fórum.


<< Voltar>