Se você não sabe nada sobre edição de imagens, pode tirar algumas duvidas simples aqui. Para sugerir novas duvidas, poste nos comentários.

1 – É preciso pagar para usar o GIMP?

Não, o GIMP é um software livre (assim como o Linux), e, por isso, você pode usar ele gratuitamente sem medo de precisar entrar naqueles sites cheios de vírus apenas para conseguir um serial key válido.

2 – O GIMP é em português?

Sim, ele é disponível completamente em Português. Mesmo que durante sua instalação não apareça a opção de selecionar idioma português, após instalado ele ficará com o idioma português, caso isso não ocorra, procure fazer o procedimento descrito nesse tutorial (Deixando o GIMP em português).

3 – Qual a diferença dele para o Photoshop?

Sem dúvida, a interface. Enquanto no Photoshop se usa apenas uma janela, no GIMP temos (no minimo) 3 janelas abertas ao mesmo tempo. Para uns, complicado, para outros, simples. O jeito é experimentar, mas as versões atuais do GIMP a partir da 2.8, ja é possível utilizar o GIMP em janela única, veja mais em Conheça as principais novidades do GIMP 2.8. Outra diferença interessante é ele ser bem mais leve, ou seja, não precisa ter “o computador” pra rodar o GIMP!

4 – Se ele é bom, por quê não é tão famoso?

O Photoshop é o principal destaque em edição de imagem pelo seu grande sucesso no passado. Quando se pensa em tirar aquelas espinhas ou pneu-zinhos da foto, se pensa imediatamente em Photoshop. Isso dá uma falsa ilusão de que fazer montagens seja algo que só o Photoshop seja capaz de fazer, o único, o que não é verdade.

5 – É muito difícil de aprender?

Como todo programa profissional, no inicio sim. Mas fique tranquilo, nosso site e comunidade estarão fazendo de tudo para que você aprenda a mexer nele cada vez mais como um profissional. 😉

6 – Me falaram que o GIMP não faz as mesmas coisas que o Photoshop, é verdade?

Não, o GIMP faz o mesmo, ou até mais, que o Photoshop. Só depende do que tá entre a cadeira e o teclado.

7 – Onde posso encontrar tutoriais e dicas?

Aqui mesmo, ou na nossa comunidade no orkut. Tutoriais e dicas é o que não faltam, até mesmo no nosso amigo Google.

8 – Como baixa-lo?

Diversos sites possuem o GIMP para download, (superdownloads, Terra Downloads, Baixaki, etc…). Para sua maior comodidade, temos um link para a última versão do GIMP aqui no site, ou se preferir acesse o site oficial gimp.org.

Use-o e divirta-se!



Caso queira tirar dúvidas sobre o GIMP utilize nosso fórum 


<< Voltar>