Como recortar uma imagem

Nesse tutorial iremos ensinar como recortar um objeto de qualquer imagem.

1- Primeiramente devemos escolher uma ferramenta de seleção, como podemos ver na imagem abaixo com qualquer uma dessas ferramentas é possível fazer a seleção do objeto como também há outras formas que será abordado em outros tutoriais.

2- A ferramenta que iremos utilizar é uma ferramenta simples de se usar, a “Ferramenta de seleção livre”.

3- Seu funcionamento é simples, basta ir clicando em volta do objeto que irá seleciona até fazer o contorno completo do objeto, conforme vemos na imagem abaixo os pontos marcados em vermelho são os locais onde cliquei (esses pontos vermelhos não aparecem no programa, criei apenas para indicar onde cliquei).

4- Após contornar todo o objeto com os pontos, para criar a seleção basta fechar o contorno clicando no primeiro ponto feito ou deixando o último ponto e o primeiro bem próximos e clicar ENTER no teclado. A seleção do objeto será indicada por um pontilhado nas cores preta e branca em movimento.

5- Apertando CTRL + C, podemos copiar o objeto selecionado e colar em outra imagem. Se apertar CTRL + SHIF + V, o objeto será colado em uma nova aba do GIMP onde podemos trabalhar melhor esse objeto melhorando seu recorte retirando bordas que ficarão na imagem como podemos ver as bordas brancas na imagem abaixo.

6- Existem muitas maneiras de se “consertar” isso, o jeito que vou utilizar é selecionando o fundo transparente clicando no quadriculado cinza com a ferramenta de seleção por cor.

7- Após isso iremos no menu > selecionar > enevoar, na janela que abrir eu escolhi 5px e em seguida aperta Delete no teclado. Isso apagará o fundo da imagem e com a borda enevoada apagará também um pouco mais da borda da imagem de forma suave, assim eliminando as bordas brancas da maçã.

8- Como podemos ver no GIF abaixo o antes e depois da apagar o fundo da imagem com a seleção da borda enevoada.

9- Com isso terminamos nosso tutorial e você pode inserir o objeto recortado em outra imagem igual fizemos abaixo, consegue encontrar a maçã do nosso tutorial? 😛

Abaixo temos uma variação do tutorial, pássaros saindo da imagem.

Bônus: Para quem quiser saber sobre a imagem de destaque do tutorial que mostra uma folha de papel dobrada com a maçã saindo da imagem, esse efeito pode ser obtido acessando o menu > filtros > distorções > dobra de página.

 

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *