Aprenda com esse tutorial a fazer fotos panorâmicas com o GIMP. Veja como combinar duas ou mais fotos e fazer com que pareça uma foto panorâmica.

Primeiramente temos que abrir as fotos como camadas, para isso acesse o menu / arquivo / abrir como camadas. Nesse exemplo utilizei as duas fotos abaixo:

Foto 1 (lado esquerdo)
Foto 2 (lado direito)

Escolha suas fotos, segure a tecla CTRL e vá clicando nas fotos que deseja abrir.

Em seguida aumente o tamanho da tela, menu / imagem / tamanho da tela de pintura, na janela que abrir desmarque a “correntinha” para que possamos alterar somente a largura sem mudar a altura. Nesse tutorial abri duas fotos de tamanho 550 px, então temos que colocar um valor um pouco mais que o dobro, por volta de 1200 px.

Com a ferramenta de mover, arrume as camadas (fotos) colocando uma do lado da outra para montar uma foto panorâmica. Vá ajeitando a posição da foto e habilitando/desabilitando o ícone de visualização na janela de camadas, para melhor posicioná-las.

Na camada de cima, clique com o botão direito do mouse e escolha adicionar máscara a camada, na janela que abrir escolha a opção preta (transparência total).

Com a ferramenta de mistura (tendo na cor de frente a cor preta e na cor de fundo a cor branca) aplique o degradê na camada que adicionamos a máscara, no sentido da esquerda pra direita.

Com isso entre as duas fotos teremos uma parte que vai ficando transparente gradualmente.

Clicando com o direito na camada da máscara, escolha a opção aplicar máscara à camada.

Utilize a ferramenta de corte para tirar a parte que sobrar da imagem. Para isso selecione de uma ponta a outra da foto e clique no meio delas.

Combine as camadas clicando com o botão direito numa camada e escolha a opção combinar camadas visíveis, na janela que aparecer apenas clique em combinar.

Resultado

Caso tenha alguma dúvida, veja o tutorial em vídeo também:

Dica:
Se preferir, existe um script que faz fotos panorâmicas, porém não é 100% preciso.
Script para fazer fotos panorâmicas

Foto utilizada nesse tutorial:

© Todos os direitos reservados a Lucía Nogueira


_________________________________________________________________________________

Nele você pode ver como fazer o mesmo tutorial com várias fotos e tiradas em ângulos diferentes, o que torna mais difícil montar a foto panorâmica, porém o método é o mesmo do tutorial acima.

…….