Nesse tutorial especial sobre o seriado Supernatural, ensinaremos como fazer os olhos de anjo e demônio dos personagens Castiel e Dean, interpretados pelos atores Misha Collins e Jensen Ackles.

Para esse tutorial utilizaremos as seguintes imagens:

Dean

Castiel

E o pincel especial olhos de anjo “Castiel

Olhos de Demônio

Para a criação dos olhos de demônio do Dean, abram a imagem acima no GIMP ou uma foto a seu gosto.

Com as teclas de atalho CTRL + Scroll do mouse, de um zoom na imagem para visualizarmos melhor os olhos.

Com a ferramenta de seleção livre ou outra de sua preferência, selecione o contorno dos olhos e quando chegar no último ponto de seleção, dê um enter para finalizar a seleção:

Com as teclas de atalho CRTL + C e CTRL + V você irá copiar e colar os olhos, criando assim uma camada flutuante, no menu camadas > nova camada, os olhos ficará em uma nova camada para trabalharmos nela.

Vamos aumentar o limite da camada, conforme vemos as listras amarelas na imagem acima. No menu camada > camada para o tamanho da imagem.

Agora selecione os olhos clicando com o direito na camada dos olhos que copiamos, e escolha a opção “Alfa para a seleção”:

Agora iremos deixar a seleção com bordas suaves, acessando o menu > selecionar > enevoar, na janela que aparecer coloque o valor de 5 pixels. Com um pincel, pinte de preto os olhos:

Com um pincel menor, na cor branca, faça um brilho nos olhos, igual a imagem abaixo. Você pode se orientar pelo brilho que tem os olhos na foto original.

Agora para os outros olhos, faça os mesmos passos:

Resultado:

—————————————————————————————————————

Olhos de Anjo

Para a criação dos olhos de anjo do Castiel, abram a imagem do Castiel no GIMP ou uma foto a seu gosto.

Com as teclas de atalho CTRL + Scroll do mouse, de um zoom na imagem para visualizarmos melhor os olhos.

Crie uma nova camada transparente acessando o menu > camada > nova camada, na janela que abrir escolha a opção transparência e de ok.

Escolha a ferramenta pincel e na janela de tipos de pinceis, escolha o pincel “Castiel” cujo download pode ser feito clicando aqui

Com as teclas de atalho [ e ] você pode aumentar ou diminuir o tamanho do pincel para se adequar ao tamanho dos olhos da sua imagem.

Após deixar no tamanho certo, clique sobre os dois olhos, deverá ficar algo como a imagem abaixo:

Com a ferramenta borracha e com um pincel de bordas suaves, apague as partes do olhos que estão “sobrando”

Caso queira dar um retoque, utilize a ferramenta de desfocar “a que tem o desenho de uma gota” e passe nas bordas do olhos para suavizar os pixels e tirar a diferença de uma imagem para a outra.

Resultado: