GIMP 2.10.0 é lançado e está disponível para download

Após um período de quase 6 anos desde o lançamento da versão 2.8, está disponível para download a nova versão estável do GIMP: 2.10.0. Os créditos desta atualização vão para um dedicado grupo de contribuidores, que após árduo trabalho permitiram que a versão 2.10.0 chegasse até nós.

Esta versão trás importantes novidades, não apenas para o atual momento do programa, mas também para as versões futuras. O esforço iniciado na versão 2.6 para implementar o GEGL (Biblioteca Gráfica Genérica, em tradução livre) ao GIMP ganha mais um capítulo: agora o processamento de imagens é feito quase completamente com esta biblioteca, e permite algumas empolgantes novidades como o processamento de imagens com bits de cores elevados (até 32 bits por canal de cor, e até 64-bit para imagens FITS), uso de multi-thread (isto é, fazer uso de todos os núcleos que seu processador possui para melhorar o desempenho do programa), e ainda com processamento de pixeis com aceleração de hardware (para sistemas com drivers OpenCL). Isso pode ser resumido como na possibilidade de produção de imagens com mais qualidade, junto com melhor desempenho do programa.

O avanço do GEGL ainda representa novidades nos tradicionais filtros: até a versão 3.0 os antigos complementos gradualmente darão lugar a novos desenvolvidos para essa nova biblioteca, o que permitirá filtros muito mais poderosos, e que apresentam a pré-visualização dos efeitos escolhidos diretamente na imagem a ser editada, e não mais numa pequena imagem de pré-visualização na janela do filtro escolhido. E a versão 2.10 apresenta boa parte da evolução deste trabalho, com a apresentação de diversos filtros já transferidos pela comunidade para a nova biblioteca. Você pode acessar eles pelo menu Ferramentas > Operação da GEGL do seu GIMP 2.10.0.

Entre outras grandes novidades desta versão, temos:

Melhoramentos na interface de usuário

Melhoramentos nas camadas e máscaras

Novas ferramentas e antigas ferramentas melhoradas

Novidades nos plug-ins

Agora o GIMP possui mais de 80 filtros desenvolvidos em GEGL, e isso é uma ótima notícia, afinal:

Outras importantes mudanças

E o que podemos esperar para as próximas versões?

A próxima grande atualização será a versão 3.0 do GIMP, que contemplará a implementação do GTK+3, e diversas mudanças internas no programa. Para os usuários, isso significará uma interface de usuário atualizada, um melhor suporte às tablets gráficas, melhor suporte a telas HiDPI, e melhor suporte ao Wayland no Linux.

E, diferente das outras versões, novas ferramentas e implementos podem surgir já nas versões intermediárias 2.10.X. Isso significa novidades e implementos chegando num espaço de tempo menor.

Para ver a lista completa de novidades desta versão, basta clicar neste link (em inglês).

Para baixar esta versão do GIMP, basta acessar nossa página de download. E em casos de dúvidas, não hesite em dar uma passada no nosso fórum.

3 comentários em “GIMP 2.10.0 é lançado e está disponível para download”

    River Ribeiro disse:

    Realmente pelo pouco que eu pode ver… ficou bom, mas diversos problemas como: consumo excessivo da CPU por abrir um simples plugin (chegou a congelar o Windows mesmo sem modificar nada); atraso na resposta do movimento dos pinceis; dimensionamento exagerado de janelas de alguns plugins… não é possível clicar em ‘OK’; incompatibilidade com o G’MIC, mesmo sabendo que esse citado é de responsabilidade dos seus desenvolvedores.

    Sei que saiu uma nova versão do G’MIC, mas “Inês é morta!”.

    Voltei para o 2.8.

    É impressão minha ou não vai ter versão x86 mais ?

    Vocês sabem se vão lançar versões 32bits/x86 ainda ?

    Obrigado pelo site 🙂

    GIMP Brasil disse:

    Obrigado!
    Sim, ainda haverão versões em x86 (32 bits). Em breve a versão x86 da 2.10 deve ser disponibilizada para baixar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *