Metal Básico no GIMP

Este efeito foi baseado no tutorial francês: Un logo en métal brillant, eu apenas mudei algumas configurações nos filtros utilizados. Como o nome diz, este é um tutorial básico… portanto, não lidaremos com detalhes complicados, servindo mais para um ponto de partida para quem quiser obter um efeito metálico desse tipo:


Abra o Gimp e mude a Cor de Frente e a Cor de Fundo para Preto e Branco, respectivamente (1), usando a tecla D como atalho. Crie uma nova imagem com as configurações indicadas na figura 2 e de modo que a nova imagem tenha o fundo preto (C). Pegue a Ferramenta de Texto (3), clique com ela sobre a imagem e digite uma letra (4). A figura 5 mostra as configurações que eu empreguei, você só precisa configurar o cor do texto para branco (FFFFFF) (D), podendo utilizar outra fonte… ou usar a mesma baixando-a no próprio site do tutorial.

Após digitar o texto, centralize-o na imagem com a Ferramenta Mover, assim: dê um duplo clique na ferramenta (6) e, nas configurações dela (A), marque o primeiro ícone indicado (B) e a segunda opção (C). Em seguida, clique na imagem, para mover a camada do texto. Não se preocupe se não ficar 100% centralizado. Feito isto, vá na janela de camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a camada do texto (8) e escolha a opção “Camada para o tamanho da imagem” (A).

Se você seguiu tudo corretamente, sua imagem estará como na figura 9. Vá, de novo, na janela de camadas (10) e com a camada do texto ativada (A), clique no quarto ícone, na base da janela de camadas (seta vermelha). Isto irá duplicar a camada do texto, renomeie essa camada-cópia como: relevo (11).

Com a camada: relevo ativada (12), vá em Filtros/Desfoque/Desfocagem Gaussiana. No quadro de diálogo (13), configure o Raio de desfocagem para 8 pixels (A) e Método para RLE (B) e dê OK (C) para aplicar. Em seguida, vá em Filtros/Distorções/Esculpir e, no quadro, escolha as configurações indicadas na figura 14, abaixo à direita:

Na figura 15 temos os resultados da aplicação dos dois filtros. Na janela de camadas (16), clique com o botão direito do mouse sobre a camada: relevo (A) e escolha a opção “Combinar abaixo” (B)

Ainda na janela de camadas, clique com o botão direito sobre a camada (17) e escolha a opção: “Alfa para a seleção” (A). Com a seleção na tela (18), vá em Filtros/Desfoque/Desfocagem Gaussiana. Aplique um leve desfoque, empregando um valor baixo, semelhante ao especificado na figura 19:

Desfaça a seleção (atalho:Shift+Ctrl+A). É hora do filtro Efeitos de Iluminação (em Filtros/Sombra e Luz). Ele possui vários controles, disponíveis em cada uma das cinco abas porém só iremos mexer na terceira aba, a de “Mapa de saliências” (20). Marque a opção “Habilitar mapa de relevo” (A). Em “Imagem do mapa de relevo” (B), deixe marcada para a camada do texto. Siga o restante conforme indicado nas letras C e D e clique no botão OK (E). Já temos um efeito metálico (21), porém trabalharemos mais um pouco nele.

Primeiro, aplicamos um pouco de desfoque, para suavizar a aspereza da forma. Clique com o botão direito na camada (22), escolha “Alfa para a seleção” (A) e aplique um leve desfoque como mostrado nas figuras abaixo. Depois de aplicar o filtro, já pode desfazer a seleção (atalho:Shift+Ctrl+A).

Em seguida, mostraremos como obter mais três variações do efeito, por meio do Ajuste das Curvas. Se quiser, você pode duplicar as camadas do texto e fazer o ajuste em cada uma delas, para experimentar. Vá em Cores/Curvas (25), para abrir o quadro de diálogo (26). Em “Canal” (A), deverá estar indicada a opção: “Valor”. O botão “Reinicializar Canal” (B) serve para recomeçar, caso o ajuste da curva não esteja saindo como você deseja. O ajuste é simples: clique na linha diagonal para criar um ponto. No caso, você deverá criar dois pontos: C e D. Clique no botão C, segure e arraste para cima: a linha se tornará uma curva. Em seguida, clique no ponto D e arraste-o para baixo… até a linha ficar como na figura. Clique em OK (E) para fechar o quadro. O resultado está na figura 26.

Aqui temos outras duas variantes com as Curvas. A primeira Curva tem dois pontos como na anterior, porém, note que o ponto A foi arrastado até o topo (28), dando um brilho maior ao metal (29). No caso da segunda Curva, foram criados quatro pontos (30), conferindo também maior diferença ao efeito (31).

Naturalmente você conseguirá outros efeitos, experimentando outras configurações além destas! O que propomos ensinar aqui foi somente um ponto de partida para suas experiências, como dito no início…

Créditos: Rogério Guerreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *