Dúvidas sobre o GIMP

1 – É preciso pagar para usar o GIMP?

Não. O GIMP é um software livre, e portanto tem como princípio básico o acesso livre de seu código fonte a qualquer pessoa. Dessa forma, você não terá dificuldades em encontrar um instalador do programa para seu sistema operacional de forma gratuita e segura.

2 – O GIMP é em português?

Sim, o programa conta com tradução para o português nativamente disponível. Caso durante a instalação não apareça a opção de selecionar idioma desejado, você pode faze-lo posteriormente através das instruções deste tutorial (Deixando o GIMP em português).

3 – Qual a diferença dele para o Photoshop?

Podemos dizer que a principal diferença é a forma na qual seu desenvolvimento é realizado: O Photoshop é mantido pela Adobe Systems, e utiliza de código proprietário para seu desenvolvimento. Enquanto o GIMP é desenvolvido pela Equipe de Desenvolvimento do GIMP, um grupo de programadores de todo o mundo que trabalham colaborativamente para desenvolver o programa.

Isso significa que enquanto no Photoshop, e programas proprietários similares, você terá o inconveniente de pagar um alto valor para obter a licença do programa, ou mesmo correr diversos riscos para a obtenção de um programa pirata e ilegal.

Não obstante, é comum que estes programas usem de extensões de arquivos fechados. Isto é um arquivo salvo em uma versão não pode ser aberta em uma versão anterior do programa. A equipe GIMP é contra esse tipo de atitude, queremos que você seja livre para usar a versão que quiser nos seus trabalhos.

4 – É muito difícil de aprender?

Como todo programa, no inicio pode ser, mas não desanime. Nosso site e comunidade estarão sempre dispostos a te ajudar no seu aprendizado!

5 – Me falaram que o GIMP não faz as mesmas coisas que o Photoshop, é verdade?

Não, o GIMP faz o mesmo, ou até mais, que o Photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagens. Não se preocupe com isso.

6 – Onde posso encontrar tutoriais e dicas?

Aqui mesmo, no nosso canal no YouTube, ou mesmo no nosso fórum. Tutoriais e dicas é o que não faltam, e a comunidade do GIMP está sempre dispostas a ajudar a tirar dúvidas dos colegas usuários.

7 – Como baixa-lo?

Diversos sites possuem o GIMP para download, (superdownloads, Terra Downloads, Baixaki, etc…). Para sua maior comodidade, temos um link para a última versão do GIMP aqui no site, ou se preferir acesse o site oficial gimp.org.

Ainda com dúvidas? Experimente fazer uma visita ao nosso fórum.

70 comentários em “Dúvidas sobre o GIMP”

    Felipe Lima Diógenes disse:

    Faço uso do GIMP 2.10.34 tanto para Windows como para Linux e sinto falta de uma função para mim muito útil que é a “Paleta para degradê” na versão do Linux. Curiosamente ela é contida na versão do Windows…

    A opção “Paleta para degradê” não é contida na versão do Linux ou se encontra em outro menu? Muito grato, desde já espero por resposta!

    Bom dia

    Eu sou o comprador da empresa Tata Consultancy Services, nós estamos precisando comprar uma licença do software GIMP.

    Consegue nos enviar uma cotação?

    Wander disse:

    O GIMP é gratuito, é só baixar em nossa página de download

    Lucas Cota disse:

    Esse Gimp em PT-BR é 100% Original?

    Maria disse:

    Instalei a versão 2.10.20 e não consigo mais salvar projetos com a extensão .psd. Eu tinha a versão 2.10.12 até 11/09/2020 e salvei muitos trabalhos com a extensão .psd. Eles ainda abrem na nova versão, mas aparece mensagem de erro ao salvar novos projetos e, ao tentar abrir esses novos arquivos. Na verdade, os novos projetos salvos como .psd não abrem e não podem ser subscritos, ao adicionar novos procedimentos ou camadas.

    Reqqz disse:

    Infelizmente quando tento abrir o Gimp ele somente aparece uma tela como a do cmd e fecha.
    Já tentei renomear a pasta do Gimp e não adiantou.
    O que faço?

    Versão –> Gimp 2.10.18

    Marcio Tadeu Martins disse:

    O jimp é um ótimo programa, mas minha dificuldade é de fazer palavras douradas, parece que o jimp não tem esse
    recurso, ou estou enganado? Gostaria de esclarecimentos,

    Grato

    Marcio Tadeu

    Marco Aurélio Decusati disse:

    Uso GIMP 2.10.14 em Windows 10.
    Não consigo arrastar e soltar arquivos, somente abri-los pelo menu “Arquivo”. Isso só ocorre com o GIMP.

    Gilson disse:

    Instalei a versão 2.10.12 do Gimp e verifiquei que o Filtro Distorções –> Distorção Interativa (ou Deformação Interativa) não está mais presente. Solicito, então, informar se ela foi retirada definitivamente, ou se ainda está presente, porém com outro nome. Caso tenha sido desabilitada, peço informar qual a última versão do Gimp na qual ela ainda permanece.
    Adianto que meu uso do Gimp é pessoal, não profissional.
    Att.,

    Juan Henrique disse:

    Ola amigos sou iniciante no GIMP e tenho uma duvida que acredito ser simples de resolver porem tentei pesquisar e ate fuçar no programa e nao consegui resolver, quando adiciono uma foto para fazer a edição, na ferramenta para redimensionar eu giro a imagem no angulo e posição que eu quero porém quando aplico a rotação nova que quero a imagem e cortada, ou seja nao esta na borda da original que foi aberta a imagem e as pontas do novo angulo nao aparecem salvo a foto e mesmo assim fica desse jeito como se ela fosse cortada e nao apenas redimensionada, alguem sabe como redimensionar sem cortar, desde ja agradeço a ajuda

    LEONARDO SANTOS DOS SANTOS disse:

    Baixei o gimp e estou com problemas. Quando movo a caneta e a mira na tela do pc se move, o ponto onde a linha esta sempre mais atras que a mira. As vezes fica fica ate um centimetro descentrlizado. Quando movo o curso, fazendo um circulo pequeno por exemplo, movo a caneta mas o desenho não se concretiza. Já olhei várioss videos no youtube mas não encontro o mesmo problema. E sei que o problema não é a masa digitalizadora, pois quando uso o paint com a caneta a precisão fica perfeita. Alguém já teve este problema ou sabe me dar uma dica? Agradeço a ajuda.

    FerrariLu disse:

    Faz tempo que eu queria ter esse programa, pois tenho um Blog e me ajudaria muito. Como estou precisando fazer um texto em ARCO pensei no Gimp. Mas ao abrir o menu>Selecionar > do vetor… não aciona ( do vetor ) que devo fazer ???

    GIMP Brasil disse:

    Veja nosso vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-A9Yjh9aPgc, siga o passo a passo e veja se da certo, talvez algum passo tenha sido pulado.

    Carlos Henrique Zanatta disse:

    Preciso , de um help , por favor . Como faço para criar uma paleta de tons de pele no Gimp ? Detalhe , deixei todo em inglês .

    GIMP Brasil disse:

    Na aba Paletas tem um botão para criar uma nova Paleta de cores, ao clicar em criar a nova paleta aparecerá botões em baixo para adicionar ou excluir uma cor, a cor selecionada na cor de frente será adicionada a sua paleta. https://docs.gimp.org/2.10/pt_BR/gimp-concepts-palettes.html

    Luiz Felipe dos Santos Ribeiro disse:

    Olá eu gostaria de saber como salvar o arquivo no gimp 2.1 e abrir ele nas versões mais antigas, instalei um Gimp em um Windows e realizei um trabalho nele e não consigo abrir esse arquivo no meu computador que usa OpenSuse e estou com uma versão mais antiga do Gimp!

    Agradeço o espaço para colocar a minha dúvida. Não sei se esse espaço é o adequado para este tipo de questão.

    De qualquer forma agradeço

    Luiz Felipe

    Wander Cardoso disse:

    Olá Luiz, nós recomendamos que seja utilizado o nosso fórum para tirar dúvidas. Respondendo a sua pergunta, veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=e4Jm6P1nEE0

    roberto disse:

    ola. por favor , instalei o ultimo gimp qur esta com os seguintes bugs: ícone do programa, as vezes é um , as vezes é outro, – não abre pela lauch, somente pelo dash, – inkscape não reconhece o gimp como o programa aux. para mexer com bitmaps. instalei direto do site, com plugins necessários…- estou precisando usar ele com o ink – alguém pode me ajudar?please!!!

    Wander Cardoso disse:

    Olá, tente usar ele sem os plugins e veja se funciona normal.
    Depois vai instalando 1 por 1 para sabers e poder ser problema com algum plugin

    Fabiana disse:

    Boa tarde, estou com dificuldade no seguinte: fiz uma montagem no gimp e salvei em jpg. Em outro arquivo fiz um gif também no gimp, que quero anexar na montagem anterior para fazer um cartão. Mas estou com dificuldade de juntar estes dois arquivos. Como proceder? Já agradeço qualquer orientação.

    Wander Cardoso disse:

    Boa tarde Fabiana, no caso o cartão seria em gif correto? Então abra primeiro o gif e depois abra como camada a montagem jpg e coloque-a na última camada (de cima para baixo).

    GraçaGuedes disse:

    OBRIGADA DE CORAÇAO A TODA A EQUIPA DO G IMP!
    AJUDARAM-ME A SOBREVIVER! NAO FAZEM IDEIA DO BEM QUE ME FIZERAM.
    COM OS TRABALHOS FEITOS ATRAVÉS DO G IMP, PUDE CRIAR TRES FILHAS. EXCELENTE SOFTWARE!
    OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA

    Jane disse:

    Pessoal faz tempo que usei o gimp e agora estou precisando que minha imagem exportada fique no tamanho 10cm x 7cm na impressão. Só que ela está enorme, já redimensione, mudei a resolução, mas ela só fica no tamanho que quero se imprimir pelo gimp. E onde vou imprimir não tem o gimp ( minha versãoGimp 2.8-22). Desde já obrigada

    GIMP Brasil disse:

    Olá, você pode instalar o GIMP em um pen drive e abrir em qualquer outro PC.
    https://portableapps.com/apps/graphics_pictures/gimp_portable

    Augusto Amaral disse:

    Instalei o Gimp 2.8.22 num PC e está tudo O.K.
    Ao aceder ao manual de utilizador o programa diz-me que ele não está instalado mas que o poderei instalar ou então visioná-lo on-line. Como quando estou utilizando o Gimp, normalmente não estou ligado à internet é a versão off-line que me dava mais jeito.

    Procurei nos downloads do site gimp.org e verifiquei que existiam vários instaladores para o help mas nenhum em português. Na verdade, ele existe para visualização on-line (html) em http://docs.gimp.org/2.8/pt_BR/.
    Verifiquei que os instaladores do site gimp.org não faziam mais do que instalar uma pasta contendo os ficheiros html (para o idioma em questão) em Gimp>share>gimp>2.0.

    Assim, gostaria de obter a pasta pt contendo os ficheiros html para ter o help em português. Entretanto fiz a descarga do instalador do help em françês, instalei o help, e posteriormente mudei o nome da pasta de fr para pt. Tudo funcionou pois o Gimp já abriu o help, embora em françês.

    Alguém me pode ajudar enviando-me a pasta (são aproximadamente 36 MB) do help em português, contendo os ficheiros html, como a que é utilizada no site http://docs.gimp.org/2.8/pt_BR ?
    Por questões de tamanho poder-me-iam enviar fracionadamente em vários emails.

    Desde já agradeço.

    Augusto Amaral
    [email protected]

    Boa noite!
    Após fazer a instalação do meu Mac para o OS Sierra, meu Gimp foi desinstalado/apagado, e não consigo reinstala-lo mais.
    Como consigo resolver esse problema?
    Obrigado, Rafael.

    Anônimo disse:

    Olá. Trabalho com mosaico em pastilhas de vidro para decoração de ambientes.Existe a possibilidade de transformar fotos e desenhos através do GIMP para esta finalidade (mosaico). Ele teria que me indicar a quantidade de pastilhas, sua localização, sua cor, etc que ao assentadas na argamassa formariam o desenho ou foto. Agradeço qualquer informação e se alguém conhecer algum programa específico para isto, ficaria grato por me indicarem. Saudações, Robert.

    O Gimp aceita o sistema de cores CMYK?

    Anônimo disse:

    Gimp dá erro (solta tinta) ao usar por algum tempo a ferramenta Borrar. Infelizmente, terei de mudar de editor de imagens, pois há meses que venho convivendo com isso.

    Bel Santos disse:

    Como assim? solta tinta

    Anônimo disse:

    Olá, por favor, o menu que fica na lateral com os botoes (aqueles botoes que a gente só aperta e não precisa ficar buscando a função no menu superior) sumiu da minha tela. Como faço para aparece-lo novamente? Tentei reinstalar o software, mas nao resolveu. Muito obrigado.

    Olá, veja esse tutorial, acredito que vai resolver seu problema com as janelas do GIMP https://gimpbrasil.org/2010/04/configurando-as-janelas-do-gimp.html

    Anônimo disse:

    Olá, criei uma imagem selecionei a imagem com a varinha e apertei delete como no video tutorial e fui em export as… quando fui abrir continua com o fundo branco…
    O que eu faço?

    Anônimo disse:

    Olá, tem que salvar a imagem com uma extensão que aceite transparência como a .PNG

    Lucas Teo disse:

    Gente, tenho um sério problema.
    Primeiro, bom dia a todos!
    Seguinte:
    Meu Gimp não dá mais acesso aos menus. Por exemplo: no menu Arquivo, está inacessível as opções de Abrir.., Exportar e Exportar como…

    O mesmo acontece com a categoria Preferência. Ou seja, em cada submenu, as opções de escolha estão desativadas.

    O menu Cores e sua categoria Níveis também está em cinza. Não dá para selecionar.
    Isso acontece com todos os menus: Ferramentas, Arquivos, Camadas, etc.

    Ja removi os pacotes do Gimp e o instalei novamente também, mas não deu nada.
    Atualizei o meu Ubuntu para a versão 14.04, a nova, há 3 dias.

    Agradeço desde já a ajuda.

    Olá Lucas, não sei se esse poderia ser o motivo, mas essa versão do Ubuntu me parece ser instável, tente testar o GIMP em outra versão do Ubuntu ou talvez a versão portátil do GIMP possa funcionar também.

    Lucas Teo disse:

    Ei, valew pela ajuda.
    Cara, acho que o problema estava em somente desatualização.
    Foi o que fiz. Atualizei os programas do Ubuntu e resolveu quanto as opções do Gimp.

    Que bom que resolveu, qualquer dúvida estamos ai pra ajudar =)

    Lucas Teo disse:

    =D.. e é nisso que está em aprender de verdade: ajudar a aprender… vlw.

    Gostaria de saber se existe alguma opção de efeito – formando a imagem (rosto) com palavras. Vi num vídeo do olhar digital, mas passou muito rápido… Me interessei em realizar o download devido a esse efeito… Bom, encontrei uma foto nessa página http://mrienstra1.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html
    foi nomeado como Word Face. Eu simplesmente PRECISO aprender rsrs! Obrigada!!

    Olá, se você se refere em clicar em alguma opção e o efeito sair automático, isso não tem.
    Mas sim é possível fazer esse efeito e qualquer outro no GIMP, mas pra isso você precisa conhecer as ferramentas do programa e ter algum conhecimento com edição de imagens, sugiro que assista essas vídeo-aulas https://gimpbrasil.org/2006/04/video-aulas-gimp.html apesar de serem antigas, você aprenderá muito com elas.

    Isabel Silva disse:

    Olá gostaria de saber, porque meus pincéis somem? Faço uns pincéis legais dá pra usar, fica alguns dias no gimp, mais tem alguns que somem, já procurei resposta e não achei, Obrigado.

    Como você tem feito os pincéis? Salve-os em um lugar separado, caso desapareçam do GIMP instale-os novamente.

    Isabel Silva disse:

    Faço isso ,mas gostaria mesmo de saber o porque disso, obrigado pela resposta. se vc souber me responda

    Valteir disse:

    Oi eu gostaria de fazer um efeito: escrevendo na areia da praia; como esse que esta aqui nesse site: montagemcomfoto.com.br, tem como fazer com
    GIMP?

    Anônimo disse:

    Eu tenho uma pequena duvida.
    Como eu consigo transformar uma foto em desenho?

    Anônimo disse:

    preciso de ajuda, tenho a imagem pronta já editada no gimp 2.6 mas quando eu insiro um texto nessa imagem para finalizar o trabalho não consigo colocar borda no texto, vocês poderiam me ajudar ? grato

    selecione a camada do texto, selecione o texto, crie uma nova camada, aumente a seleção, pinte a seleção, mova a camada para baixo do texto, essa é uma borda simples.

    Anônimo disse:

    Gostaria de saber onde posso encontrar temas para modificar a aparência do Gimp no Mac, procurei na internet mas não encontrei nada.

    Feh disse:

    Preciso muito de ajuda,eu instalei Gimp trabalhei com ele o primeiro dia.agora quando tento abrir uma imagem nele do meu pc para editala aperece a seguinte msg :
    Falha ao abrir 'D:Meus documentosDVD Photo SlideshowMinhas imagenschá de panelaDSC09203 modified.jpg':

    Tipo de arquivo desconhecido

    Carlos disse:

    tô tentando baixar o gimp 2.8.4 e naum consigo. Já segui vários tutoriais, mas não tive sucesso. Uso o linux 12.04 LTS em um máquina com a seguinte configuração: Intel® Atom™ CPU N270 @ 1.60GHz × 2 2Gb de RAM

    Raul Sousa disse:

    Estou com um problema semelhante… Minha versão é ubuntu 12.4 e eu só consegui instalar uma versão antiga do linux. Quando fiz o download desse 2.8 não instalou. Apenas não aparece nenhum aplicativo de instalação nos arquivos baixados.

    Salve galera.Quero aprender a usar o Gimp, pra brincar um pouco, nada sério mesmo.
    E gostei desse site, pois tem tudo pra quem quer se aventurar no mundo da arte.

    Só uma dúvida: Tem Gimp portátil, que não careça de instalação?

    Parabéns aos Administradores.

    Abraços

    Obrigado Abel!

    Quanto ao GIMP Portátil, basta executá-lo, não necessita instalação.

    meu gimp ñ fuciona alguem me responde a solução

    Anônimo disse:

    Oi será que tem como vcs me ajudarem a colocar as minhas duas barras de ferramentas do gimp 2.8? As minhas duas barras de ferramentas do gimp sumiram estou desesperada preciso deles me ajuda? Preciso fazer gráficos tem como responder ainda hoje?

    Anônimo disse:

    É possível editar uma foto raw diretamente no gimp ?

    Anônimo disse:

    é so pesquisar por imagem e aparecerá a imagem de um velho.

    Anônimo disse:

    Você sabe se tem essa de fonte de texto no gimp

    Imagem com o Texto. Link – http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/285361_502833293112573_107548662_n.jpg

    Mais uma imagem aqui – http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/555802_498450533550849_733472738_n.jpg

    Se puder ajudar eu agradeço.
    Muito bom o site/blog estou aprendendo muita coisa 😀

    Provavelmente sim, tem várias fontes no GIMP, qualquer coisa você pode acessar https://gimpbrasil.org/2007/04/fontes-fonts.html e procurar novas fontes para baixar, tem sites que identificam qual fonte tem numa imagem também.

    Anônimo disse:

    Como aumentar o tmanho do texto no Gimp 2.8 ?

    Logo após escrever o texto, selecione-o e na janela opções da ferramenta você aumenta o tamanho da fonte.

    Anônimo disse:

    Faz um tempo q aprendi a mexer no gimp mas eu nao consigo transformar o xcf para o jpg, vcs poderiam me dizer como faço isso ? (a minha versao é a 2.8.2) !

    Bel Santos disse:

    È só vc ir no menu em cima e ir em imagem e logo abaixo clique em achatar imagem, e vai ficar uma só imagem, e quando for salvar, clica em exportar.

    Não é preciso achatar a imagem, basta exportá-la para o formato preferido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *