@machadojon, pesquisei um pouco a respeito e pelo que li você além de scanear a imagem também poderia fotografa-la com uma boa câmera digital (usando um tri-pé).
Se a questão for puramente a legibilidade do texto, a indicação é centralizar o texto; tanto se a opção for via foto ou via scanner. Se for via scanner, scaneie apenas a área do texto dentro do retângulo de seleção do software (mantendo o texto centralizado no scanner).
É necessário usar a melhor resolução do scanner ( Não usar opções de ampliações do software). Você pode testar com textos nítidos de livros ou revistas. Vá scaneiando esses textos, aumentando a resolução até encontrar com qual resolução teu scanner dá o melhor resultado.
Scaneie diversas vezes variando os níveis de brilho/contraste (luminosidade).
Outra dica, se o sanner for bom o suficiente; scaneie duas vezes, sendo que na segunda vez rotacione antes a imagem 180º, isso poderia ajudar a remover a textura do papel numa pós edição das imagens.
Entre outras vantagens o formato TIFF praticamente não tem perdas, devido a não comprensão dos dados. Mas JPEG com pelo menos 90 de qualidade já dá um bom resultado. Mas evite perder dados, não marque opções que envolvam sub-amostragens de chroma.
Boa sorte!